Mesmo com a queda na arrecadação municipal em 2020, o que influenciou no orçamento de 2021, que ficou R$ 600 milhões menor que o ano anterior, a prefeitura conseguiu nos primeiros quatro meses otimizar os gastos e cumprir com o pagamento do Auxílio Manauara, que beneficiou 40 mil famílias com o valor de R$ 300.
Os detalhes foram apresentados na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta sexta-feira (28/5), durante a apresentação do primeiro quadrimestre de 2021, feito pelo titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio da Cunha, no seio da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), presidida pelo vereador Lissandro Breval (Avante).
Segundo Clécio da Cunha, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) tem conseguido cumprir seus compromissos, apesar da queda na arrecadação. “Tivemos esse deficit por conta da pandemia, pegamos uma cidade enfrentando problemas financeiros, mas trabalhamos para honrar os compromissos e prova disso são os benefícios ofertados como o Auxílio Manauara e Conectividade”.
Lissandro Breval destacou a atuação da prefeitura no início deste ano e afirmou que os dados apresentados, mostram a atuação da prefeitura na busca de melhorar a cidade. “Vemos um prefeito atuante, fazendo o possível para melhorar Manaus, seja com os benefícios dados por conta da pandemia e agora da enchente, mesmo com toda essa queda na arrecadação, nós como fiscalizadores sempre vamos estar acompanhando os investimentos feitos na cidade”.
A prestação de contas é feita a cada quatro meses e atende ao parágrafo 4 do artigo 9º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal.
———
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM