Com a palestra “Ações Estratégicas do gestor: um caminho para resultado de excelência”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta quinta-feira, 28/10, pela manhã, a quarta reunião estratégica, para gestores das unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Ensino Fucapi, localizado no Distrito Industrial, zona Sul, e foi voltado aos bons resultados para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para fortalecer o trabalho pedagógico das unidades escolares, a divisão orientou para a realização de diversas ações pedagógicas, como aplicação de simulados, concurso de produção textual, gincanas, aulões, frequência do aluno, formação do professor e gestor, dentre outras atividades.
Ao menos 42 escolas da rede municipal de ensino, da zona Sul, vão participar da prova do Saeb, com aproximadamente 22 mil alunos, entre o 5º e 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os exames serão realizados no período de 8/11 a 10/12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Apoio
“Hoje nós estamos aqui realizando a quarta reunião estratégica de ações para o Saeb, com os nossos gestores. Nós estamos trabalhando desde o início a proficiência, do aprendizado do aluno em língua portuguesa e matemática, além do fluxo escolar, e também algo que é muito importante para o alcance dos resultados, o papel do gestor em todo processo das avaliações. Assim iremos alcançar o objetivo proposto pelo prefeito David Almeida, de oferecer uma educação de qualidade aos alunos”, salientou a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, sobre a importância da reunião com todos os gestores.
De acordo com o gerente pedagógico da DDZ Sul, Renato Bezerra de Lima Júnior, foi realizado todo um procedimento para ajudar as escolas, desde o início do ano letivo, para que os alunos possam alcançar as metas.
“O trabalho foi muito intenso de acompanhamento, de realização de uma série de atividades, para que a gente tenha êxito na avaliação do Saeb. Tivemos dificuldades com dois anos de pandemia, mas não perdemos a esperança. Nós cultivamos nos gestores esse trabalho, intensificamos e o assessoramento esteve de perto, onde realizamos atividades que envolveram as escolas para capacitar, potencializar mesmo os alunos e professores”, comentou.
Com 66 alunos do 5º ano, a escola municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no Centro, é uma das unidades escolares que vai participar da prova do Saeb. O diretor Carlos José Sales de Oliveira, contou que em 2019 os alunos obtiveram a média de 6,5, mas para ele, o resultado da avaliação deste ano será muito melhor.
Esperança
“Nós procuramos sempre ter como referência as ações pedagógicas da nossa própria divisão, simultaneamente com a secretaria. A gente busca algumas ações em parceria com a nossa divisão, sendo uma delas, os simulados, também em parceria com a empresa Super Ensino, realizando os nossos simulados e fazendo gincanas com os alunos nos dois turnos, além disso temos as oficinas de escritores de língua portuguesa e de matemática”, informou.
A gestora Silvandira Lemos, da escola municipal Irmã Dulce, situada na comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, afirmou que o trabalho pedagógico das professoras é intenso com os 81 alunos do 5º ano, que vão realizar a prova do Saeb.
— — —
“Na escola nós fizemos várias ações com os alunos como o reforço escolar, apesar de ser dois turnos, fizemos no contraturno. Além disso, temos o reforço dos professores extras, e do Super Ensino, que está sendo muito importante para os alunos também. Realizamos vários desafios com atividades diversificadas para melhorar o rendimento”, disse.
Fotos – Cleomir Santos/Semed
Texto – Paulo Rogério/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmX2SdjF
Prefeitura de Manaus realiza reunião estratégica com os gestores da zona Sul sobre o Saeb Prefeitura Municipal de Manaus.