Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura de Manaus realiza oficinas de tecnologia para professores da zona rural
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
DestaqueEducaçãoPortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza oficinas de tecnologia para professores da zona rural

14/05/2021
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus realiza até esta sexta-feira, 14/5, um ciclo de oficinas voltadas às áreas de tecnologia, que inclui eletrônica, programação, impressão 3D e realidade virtual. O evento é voltado a professores de escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e acontece na Gerência de Tecnologia (GTE) do órgão. A atividade faz parte de uma parceria entre a secretaria e o laboratório FabLab Manaus, que atua na fabricação digital de produtos e objetos.

O evento tecnológico é baseado na formação “Cientista Maker Pro”, que tem como objetivo oferecer ferramentas, experiências e estratégias aos participantes. A meta é transformar as ideias dos professores em projetos e, consequentemente, tornar isso uma prática que possa ser utilizada em sala de aula, seja formal ou não.

De acordo com o formador da GTE e colaborador da FabLab, Adrio Hattori, o método de ensino visa também oferecer ferramentas tecnológicas para ajudar na aprendizagem, sem precisar necessariamente de sinal de internet e computador.

“A ideia desse projeto é levar tecnologia às zonas mais escassas de recursos tecnológicos e aplicá-la sem precisar ter internet e muitas vezes até sem utilizar um computador. Queremos tornar os professores que estão participando, em multiplicadores de conhecimento na zona rural e ribeirinha”, destacou.

Greice Paglia, professora de história da escola municipal São Francisco, localizada na margem esquerda do rio Amazonas, é umas das 30 educadoras, de seis escolas da zona rural, a participar do evento.

“Nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia, o professor precisa se reinventar, aprendendo cada vez mais sobre essa área, por isso, esse tipo de atividade é de suma importância para nós educadores. E a minha ideia agora é procurar uma forma de aplicar o que aprendi na minha sala de aula”, destacou Greice.

Mavery Marques, professor de inglês da escola Elizabeth Siqueira, disse que já tem muitas ideias e que pretende aplicar tudo o que aprendeu na unidade em que atua.

“Vi nessa oficina a oportunidade de observar novos horizontes para aplicar na minha sala de aula e estava certo disso. Achei a formação bastante interessante, aprendi meios para trabalhar com a pesquisa, e até estou pensando em aplicar com os meus alunos sobre o que foi falado acerca da produção de energia a partir de baterias, fios e outros objetos”, pontuou.

Na oficina de eletrônica, os educadores aprenderam os conceitos da eletricidade básica, tais como, corrente tensão e resistência, resistores, capacitores, lei de ohm e circuitos regulador de tensão, através de práticas que podem ser usadas nos ambientes educacionais.

Oficinas

Na parte de programação, conheceram a linguagem para criar animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Além de utilizar a linguagem para prototipagem.

Na oficina de impressão 3D, realizada no período da tarde, desta quinta-feira, 13/5, os participantes aprenderam sobre as tecnologias de prototipagem 3D e conheceram a história do tema estudado até a fabricação de um modelo real, para ser impresso nesse tipo de tecnologia.

Já com os óculos de realidade virtual, os educadores tiveram uma experiência imersiva, gerando a sensação de estar em outro local. Esse efeito é resultado da combinação de sensores, que captam o movimento, controlando as imagens reproduzidas pelo dispositivo.

Ainda haverá mais dois ciclos de oficinas e a ideia é que participantes se tornem multiplicadores de conhecimento na DDZ Rural. Nesta sexta-feira, 14/5, serão trabalhadas as oficinas de eletrônica, robótica, modelagem 2D, impressão 3D, programação arduino e realidade aumentada.

— — —

Fotos – Eliton Santos / Semed
Texto – Emerson Santos / Semed

Disponíveis em – https://bit.ly/3ofVu1h

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus, Prefeitura de Manaus, Realidade aumentada
Redação Informe Manaus 14/05/2021 14/05/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
AmazonasEducação

5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia

12/11/2024
AmazonasEducação

Sedecti capacita produtores regionais e artesãos para impulsionar exportações e fortalecer a bioeconomia amazônica

08/11/2024
AmazonasEducação

Sedecti celebra primeira turma em Economia da Inovação e reforça compromisso com desenvolvimento tecnológico no AM

08/11/2024
AmazonasEducação

Portos temporários impulsionam recorde de importações no Amazonas em 2024

07/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus