A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai iniciar na terça-feira, 23/3, a intensificação de ações de Educação em Saúde no combate ao Aedes aegypti, direcionada aos bairros com maior número de notificações de dengue, conforme determinação do prefeito David Almeida.
A programação terá início no bairro Lírio de Vale, zona Oeste, que registrou este ano 53 casos notificados de dengue, com 20 casos já confirmados. Coordenada pela a gerência de Promoção à Saúde (GPROS) e pelos núcleos de Controle da Dengue e de Entomologia e Controle Vetorial, a ação contará com o apoio de agentes de endemias no Distrito de Saúde (Disa) Oeste, com orientação para adesão da população ao “Check List – 10 Minutos contra o Aedes”.
O chefe do Núcleo de Controle da Dengue, Alciles Comape, explica que a estratégia “10 Minutos contra o Aedes” vem sendo utilizada em Manaus para reduzir o número de criadouros do mosquito e consiste em orientar a população, para realizar semanalmente, em apenas dez minutos, dentro de casa, uma vistoria que possa eliminar possíveis criadouros do Aedes.
“Esse trabalho interrompe o ciclo reprodutivo do Aedes, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de sete a dez dias. Então, com a ação semanal em cada residência, é possível evitar a proliferação do mosquito e a transmissão da dengue”, informa Alciles Comape.
Além do bairro Lírio do Vale, a mesma ação vai acontecer na quarta-feira, 24/3, no bairro Japiim 1 (zona Sul); na quinta-feira, 25/3, no Zumbi 1 e 3 (zona Leste); e na sexta-feira, 26/3, no Nova Cidade 4ª Etapa (zona Norte).
O bairro Japiim registrou 27 casos notificados de dengue e dez casos confirmados e o Nova Cidade teve 25 notificações e 13 casos confirmados este ano. No bairro Zumbi, a preocupação é com uma possível subnotificação de casos e a Semsa já iniciou um trabalho de busca ativa naquela área.
De acordo com a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social, Lilian Zacarias, será feito um trabalho de comunicação, utilizando um carro de som, chamando a atenção da população e divulgando as formas de prevenção à dengue e sobre os sintomas da doença, nas ruas de cada bairro, e também haverá visita casa a casa e distribuição de capas protetoras para caixas d’água, tonéis e camburões.
“A mobilização vai alertar ainda para que a população procure uma unidade de saúde quando houver suspeita da doença. Como existe o risco da pandemia da Covid-19, o trabalho foi planejado para evitar aglomeração, reduzindo qualquer risco de transmissão da doença entre a população e os profissionais de saúde”, afirma Lilian.
Casos
Em 2021, até o dia 10 de março, a Semsa registrou em Manaus um total de 989 notificações de casos de dengue, com 415 confirmações. No ano passado, entre janeiro e o final de março, foram 787 casos notificados e 303 casos confirmados.
“Com o aumento de casos este ano, é essencial que a população colabore, executando as ações de prevenção na própria residência e também no bairro”, reforça Alciles Comape, lembrando que a população pode acionar a Semsa, por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280), quando identificar locais no bairro que possam conter focos do Aedes.
Medidas simples que ajudam a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:
Manter as calhas sempre limpas.
Tampar os tonéis e caixas d’água.
Manter lixeiras bem tampadas.
Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa, assim como retirar água acumulada de lajes e calhas.
Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
— — —
Fotos – Arquivo/Semsa
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Em anexo
Prefeitura de Manaus promove ação educativa de combate ao Aedes aegypti Prefeitura Municipal de Manaus.