A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou na última semana, uma feira de artesanato itinerante na empresa Philco Eletrônicos Ltda., localizada na rua Palmeira do Miriti, 2.226, bairro Distrito Industrial II, zona Leste. A ação faz parte da programação do Mês do Trabalhador e acontece durante dois dias da semana em diferentes empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, a Semtepi tem como objetivo unir os artesãos e oferecer espaço e estrutura para exposição e venda de seus produtos, além de promover capacitação empreendedora como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.
A feira foi idealizada pelo Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, visando aproximar artesãos de empresários locais. Os produtos apresentados puderam ser comercializados, o que evidenciou a importância desses profissionais para a economia e sustentabilidade da região.
“Apenas dois dias de comercialização dos produtos expostos resultaram em uma boa renda aos participantes. Cerca de R$ 15 mil foi faturado e a ação contou com a participação de 36 artesãos de diferentes segmentos, cadastrados em nosso banco. A feira é sempre realizada no horário do intervalo dos funcionários e tem sido importante aos artesãos, que estão movimentando sua renda, além da divulgação de suas peças e do networking que estamos possibilitando a eles, que juntos buscam se ajudar para a melhoria do produto oferecido”, frisou o diretor de Economia Solidária e Criativa, Sidney Magalhães.
Desta vez, além de comercializar os produtos no intervalo, os artesãos também ficaram na empresa para atingir os colaboradores do segundo turno, o que resultou em uma maior arrecadação. Esta foi a feira com maior faturamento, onde alguns comerciantes chegaram a arrecadar cerca de R$ 900, cada.
A feira itinerante serve para desenvolver o segmento de artesanato e gerar o movimento dos produtos comercializados. O departamento conta com mais de 500 artesãos cadastrados e a Semtepi pretende viabilizar a participação dos mesmos nas feiras realizadas nas empresas, divulgando uma grande diversidade de produtos.
— — —
Texto e foto – Felipe Brandão / Semtepi