Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Policlínica Codajás realiza evento comemorativo aos quatro anos do único Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero do AM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Policlínica Codajás realiza evento comemorativo aos quatro anos do único Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero do AM

14/10/2021
Compartilhar

Há 13 minutos
Por Agência Amazonas

O projeto atende hoje cerca de 350 pacientes LGBTQIA+ com serviços diversos de saúde

FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás

Em alusão aos quatro anos do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero da Policlínica Codajás, foi realizado nesta quinta-feira (14/10), o evento “Saúde LGBTQIA+ e processo transexualizador no Amazonas – passado, presente e os desafios do futuro”.

O Ambulatório de Diversidade Sexual e Gênero da Policlínica Codajás é um serviço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Governo do Amazonas, realizado em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com consultas que acontecem dentro das instalações da Policlínica Codajás.

A Secretária Executiva de Assistência da Capital na SES-AM, Monica Melo enfatizou que o evento proporciona visibilidade aos projetos e processos de trabalhos organizados pelo Governo do Estado, Secretaria de Saúde e Policlínica Codajás. “Isso também dá a eles e elas a garantia do acesso. Por meio dessa ação mostramos para a sociedade que aqui existe um trabalho e que ele ou ela pode procurar a qualquer hora que precisar, além de claro, reconhecer o trabalho que esta equipe está designada para trabalhar a questão de sexualidade”, disse.

Obedecendo todos os protocolos contra a Covid-19, o evento com vagas limitadas, ocorreu no auditório Raimunda de Souza Mendes, da unidade de saúde e contou com palestras de ministrantes do ambulatório e convidados, além da apresentação de um breve histórico sobre o ambulatório, depoimento de pacientes e apresentações culturais.

O paciente trans Ruan Gomes, de 24 anos conta que o ambulatório mudou a vida dele há exatos um ano, quando foi indicado por outro especialista a conhecer a unidade de saúde especializada no processo transxesualizador. “Aqui tenho um local especial, um atendimento humano e que realmente mudou toda a minha vida. Estou muito feliz sendo atendido com esta equipe multi de profissionais e tendo a certeza que consigo ser quem sou, com todo respeito. Por isso, fiz questão de vir contar minha história para inspirar outras pessoas”, declarou.

Dentro da programação a coordenadora do ambulatório, médica ginecologista Dra. Dária Neves, fez uma apresentação “Passado 25” com os principais marcos da história do Ambulatório através de registros fotográficos. No segundo bloco, o tema “PRESENTE – #Eufaçopartedestahistória” – trouxe narrativas dos usuários com antes e depois do serviço, impacto na vida deles e expectativas.

No terceiro bloco aconteceu a palestra “A Importância do Acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS), promoção de direitos e fluxo do serviço, a importância do uso do nome social e como isto a afeta a procura pela atenção e cuidado das pessoas LGBTQIA+ e a LGBTfobia no serviço de saúde, com os convidados.

No quarto bloco, o evento recebeu a coordenadora da Saúde LGBTQIA+ do Estado do Amazonas, Vivian Marangoni para falar sobre habilitação do Ambulatório, distribuição de hormônios, cirurgias no processo Transexualizador no Amazonas.

O diretor geral da Policlínica Codajás, o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo destacou a importância do ambulatório e do trabalho que é exercido por todos. “São quatro anos de luta por uma causa tão nobre, no qual faço parte também, bem como o governo, SES, UEA, as médicas co- fundadoras, Dária e Jenniffer com uma linda história de luta em prol de um bem maior. Isso nos proporciona a certeza de que dias melhores podem acontecer para todos, com um Sus humanizado e que tem esse olhar especial para a categoria LGBTQia+. Parabéns a todos envolvidos”, destacou.

No último bloco do evento, aconteceu a palestra sobre o fortalecimento do ambulatório como Centro de pesquisas e estudo sobre gênero. Referência para capacitação a outros profissionais de saúde, com a participação da médica Dária Neves e advogado do ambulatório, Denison Melo de Aguiar.

Ao final, foi realizada a doação de roupas, adereços para os convidados, além dos parabéns com todos os presentes, entrega de brindes com direito a um lanche especial.

Sobre o ambulatório

Criado em setembro de 2017 com 24 pacientes, o projeto “Processo Transsexualizador” hoje atende 350 pacientes fixos, que recebem atendimento e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas, fonoaudiólogos, endócrinos e entre outras especialidades.

Em 2018, o atendimento se expandiu para 59 pessoas. Já em 2019 foram 79 pacientes. Em 2020 mesmo com as dificuldades da pandemia da Covid-19 e seguindo todos os protocolos de segurança, o número saltou para 116 atendimentos.

Acolhimento

Entre os atendimentos prestados, na equipe de enfermagem o paciente recebe toda orientação para tramitação do nome social, descrito no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na psicologia, o paciente tem consultas individuais e personalizadas. Já no setor de ginecologia, endocrinologia e fonoaudiólogo, o paciente recebe consulta para realizar o manejo hormonal e acompanhamento da mudança de voz.

O paciente tem o acompanhamento da harmonização, que dura em média dois anos, com exames clínicos e consultas, contribuindo assim, com a melhoria da saúde mental dessas pessoas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Codajás, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas
Redação Informe Manaus 14/10/2021 14/10/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus