FOTOS: Bianca Reis/PC-AMNesta quinta (04/11) e sexta-feira (05/11), 50 policiais civis do Amazonas participaram da primeira edição do curso de ‘Especialização em Investigação de Homicídios – Teoria e Prática’, promovido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é qualificar os policiais que atuam na apuração de crimes de homicídio.
Há 5 minutos
Por Agência Amazonas
O curso tem como objetivo qualificar os policiais civis do Amazonas que atuam na apuração de crimes de homicídio
De acordo com o investigador Fabiano Barroso, coordenador da CCTD, o curso é destinado aos profissionais que atuam na linha de frente das investigações de crimes de homicídio, tanto na capital quanto no interior do Estado.
O curso contou com apoio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), e ocorreu das 8h às 18h, nos dois dias, na sede do Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública Regional Norte (CIISPR-N), localizado na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
A primeira edição do curso foi ministrada pelo delegado Daniel Barcelos, representante no Amazonas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Governo Federal. Conforme o delegado, as aulas irão proporcionar modernidade nas técnicas de apuração.
“O curso tem por finalidade capacitar, de forma modernizada, os nossos profissionais para que estes possam realizar com ainda mais excelência o trabalho investigativo da Polícia Civil do Amazonas”, explica ele.
A delegada Geórgia Cavalcanti, diretora do Campus II da Academia de Polícia Civil (Acadepol), informou que participaram das aulas tanto policiais da capital quanto do interior do Estado, e especificamente servidores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
“O curso é importante porque traz conhecimento sistematizado e padronizado, capaz de qualificar, aperfeiçoar e agregar, aos métodos adotados pelos policiais, na investigação criminal de homicídios. Durante as aulas, foram ensinadas técnicas de entrevista interrogatórias, baseadas na psicologia, bem como a observação da linguagem corporal”, comenta o delegado.
Oficina – Ainda na última quarta-feira (03/11), 14 policiais civis do Amazonas participaram da oficina ‘Cadeia de Confrontamento’, promovida pela SSP-AM, por meio do Iesp. A oficina foi ministrada por policiais da Bélgica e do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope/RJ).
“É importante ressaltar que o curso qualifica os profissionais e traz um melhor serviço de investigação aos casos de homicídios, gerando mais segurança e qualidade de vida para a população do Amazonas”, reforça a delegada.