De acordo com o delegado Aldeney Goes, titular da Derfd, a primeira ocorrência foi deflagrada por volta das 18h20, de quarta-feira, na Rua Sete de Abril, no bairro Alvorada, zona oeste da cidade. Na ocasião, Altair Fernandes de Souza Júnior, 33, foi preso em flagrante delito ao tentar furtar cabos telefônicos.

Foto: Divulgação / PC-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), entre a noite de quarta-feira (20/01) e a madrugada desta quinta-feira (21/01), efetuou, em pontos distintos da capital, a prisão de um homem por tentativa de furto qualificado e de dois homens por furto qualificado.
Conforme a autoridade policial, sobre da tentativa de furto ocorrer próximo da Especializada, o autor afirmou que pelo horário e por estar em uma região escura, acreditou que a ação criminosa poderia passar despercebida.
“Essa prisão ocorreu nas proximidades da delegacia, quando a equipe de polícia observou que uma pessoa havia subido em uma banca de revista para cortar e furtar os cabos de telefonia. De imediato fomos até o local e abordamos Altair, que confessou o crime, alegando que iria extrair o cobre e revendê-lo em sucataria para comprar drogas”, disse o delegado.
O titular informou que Erik Batista e Roberto Ferreira também confessaram o crime, ambos alegaram que iriam comprar drogas com o valor da revenda do cobre.
A segunda ação, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (21/01), por volta das 1h30, na Avenida Torquato Tapajós, culminou na prisão em flagrante de Erik Batista Rodrigues, 30, e Roberto Ferreira Alcântara, 26, por furto qualificado de cabos telefônicos.
“Usuários de droga comumente praticam furtos em vários locais, sendo sempre denunciados às delegacias da área. Quando o furto atinge as empresas prestadoras de serviços, elas nos comunicam e informam o principal foco dos crimes para que sejam realizadas diligências”, finalizou Goes.
Ainda com informações de Goes, a prisão dos infratores procedeu de denúncias, passadas por empresas que prestam serviços de telefonia e internet na capital.
Já Erik Batista e Roberto Ferreira foram autuados em flagrante por furto qualificado. Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, ambos foram encaminhados para o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.
Procedimentos – Altair, que anteriormente já respondeu pelo crime de roubo e cumpriu pena por 8 anos na cadeia pública, desta vez será autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado.