Há 30 minutos
Por Agência Amazonas
O curso é uma realização do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da SSP-AM
FOTOS: Tarcísio Heden/ SSP-AMQuatorze policiais civis do Amazonas participaram, nesta quarta-feira (03/11), da oficina “Cadeia de Confrontamento”, realizada pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A oficina foi ministrada por policiais da Bélgica e do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope/RJ).
De acordo com o diretor do Iesp, coronel Audo Albuquerque, o treinamento visa aperfeiçoar a execução de ações realizadas por estes policiais como o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de resgate de reféns após um trabalho de investigação.
“Apesar do curto período do treinamento, é relevante demais esse curso para situações de confrontamento com armas e sem armas ou situações críticas em que o policial pode lidar, como uma busca e apreensão e mandado de prisão. São essas situações diversas em que há necessidade de um treinamento mais capacitado”, explicou.
O treinamento teve aulas ministradas pelo policial Antony Hardy, da polícia de Liége, na Bélgica, e pelo sargento Emilson Machado, que atua no Batalhão de Operações Especiais (Bope/RJ). Conforme o sargento, o intuito das aulas é proporcionar aos policiais diversas técnicas avançadas de abordagens táticas.
“Será passado uma cadeia de confrontamento, desde a verbalização até o uso da arma letal, se for preciso. E a importância desse curso é para poder o policial ter essa questão de segurança própria quando for agir na rua”, disse o sargento.
Os policiais puderam simular situações do cotidiano do profissional da segurança pública, além de realizarem treinamento de tiro em estande.
Participaram da oficina os policiais do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).