O deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou um Projeto de Lei (PL) para que seja instituído, no âmbito do Estado do Amazonas, a Campanha Permanente de Sensibilização, Informação e Incentivo à Vacinação, com objetivo de realizar, promover e incentivar campanhas informativas, com materiais impressos e digitais para ampliar o conhecimento da população, promovendo a disseminação das informações corretas e fidedignas quanto à importância e eficácia da vacinação para o controle e a erradicação de doenças. A proposta foi protocolada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Na tribuna da Aleam o deputado falou da importância das campanhas de vacinação que não devem ser esquecidas. “Estamos hoje vendo o quanto as campanhas de vacinação são importantes. O objetivo principal desse Projeto de Lei é conscientizar a população através de informação e incentivar a tomarem suas vacinas. Existe sim prioridade a vacina contra à Covid-19, mas temos também doenças que também levam a óbito como sarampo, tétano, rubéola, febre amarela e para essas e tantas outras já existem vacinas, porém as pessoas já não estão mais se vacinando e precisamos nos alertar quanto a isso”, disse Campos.
O deputado também falou que outros fatores complexos, como negacionismo, sejam de crenças religiosas e políticas e socioeconômicos, podem contribuir para a recusa vacinal. Segundo ele, tal recusa pode fazer com que as crianças e a população em geral fiquem expostas a outras patologias, gerando, inclusive, o risco de novos surtos de doenças contagiosas. De acordo com o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais registradas, sobretudo daquelas que fazem parte do calendário nacional de vacinação, representam uma ameaça no que tange ao retorno de doenças comuns no passado e que de certa forma tiveram sua circulação freada pelo trabalho de imunização.
Em conversa com a moradora do município de Presidente Figueiredo, Osiane Ramos, que estava presente no gabinete do parlamentar, ela relatou que seu Pai, Oscivaldo Silva dos Santos, também esteve resistente em tomar vacinas alegando “ouvir falar”, que a vacina mudaria seu DNA. “Ouvindo o pronunciamento do deputado Sinésio percebi a importância de informar o povo que as vacinas nos imunizam contra as doenças, e que mitos inventados como a mudança de DNA prejudicam a todos e até pessoas como meu Pai que estava quase acreditando nas histórias inventadas”, desabafou Osiane.
Contudo, o deputado também confirmou ser fato inegável que a vacinação é uma das principais e a mais eficaz medida de prevenção, tendo como objetivo controlar e erradicar doenças infectocontagiosas. Sendo assim, é fundamental propagar informações corretas sobre o tema para desmistificar preconceitos e fomentar a adesão ao Programa Nacional de Imunizações. E é justamente nesse sentido que o Projeto de Lei pretende atuar, contribuindo para o esclarecimento e a conscientização da coletividade.
“Com a Campanha Permanente, o Estado soma esforços com a sociedade no sentido de divulgar a boa informação e combater as fakes news, demonstrando a confiança e a segurança no Programa Nacional de Vacinação e na qualidade de suas vacinas. Afinal, manter a caderneta de vacinas em dia é uma medida de saúde coletiva e uma demonstração de amor e responsabilidade com a saúde”, encerrou Sinésio.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]