Na manhã desta segunda-feira (08/3), o Projeto de Lei de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que estabelece o dia 12 de maio como o Dia da Conscientização da Fibromialgia na capital amazonense, foi deliberado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Conforme o texto do projeto, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta pela dor no corpo. Sintomas como dor nos músculos, nos tendões e nas articulações, cansaço intenso, dores de cabeça, tontura e depressão são sinais que caracterizam a doença.Ainda de acordo com a proposta, fica estabelecido que as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas sejam obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial e prioritário às pessoas com fibromialgia, além da permissão aos portadores da síndrome, estacionar em vagas prioritárias já destinadas aos deficientes.
“A identificação dos fibromiálgicos se dará por meio de cartão de identificação para o uso de filas prioritárias e o cartão para estacionamento, todos expedidos pelo Executivo Municipal ou por Secretaria designada, após comprovação médica”, explicou o republicano.
Além de promover palestras, debates, aulas e seminários de discussão para a conscientização no Dia da Conscientização da Fibromialgia, bem como a divulgação de informações de tratamento das pessoas acometidas pela doença, a criação de uma lei municipal proporcionará conhecimento e orientação aos portadores da síndrome, já que a desinformação é um dos fatores que levam a população a não realizarem o tratamento adequado.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM