O Projeto de Lei (PL) Nº 283/2020 de autoria da vereadora Professora Jacqueline (Podemos) foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus. A propositura que determina a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas municipais segue para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.
Para a vereadora, após a licença maternidade ao retornarem ao trabalho, as mães precisam esvaziar as mamas e reservar o leite aos seus filhos com segurança. “O leite materno é o primeiro alimento de uma criança. As mães precisam ter garantia e conforto para assegurar a qualidade desse alimento. É importante que as servidoras tenham um local adequado para armazenamento e esvaziamento das mamas, ação fundamental para o alívio de desconfortos das mulheres”, acrescenta a parlamentar.
Uma vez sancionada, os espaços públicos municipais terão que adequar uma sala para apoio à amamentação assim como a sua manutenção. Em muitos órgãos será necessário apenas o remanejamento de mobiliário e de divisórias nas repartições.
———
Texto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereador
Foto: Robervaldo Rocha / CMM