Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pesquisador do Amazonas ganha Prêmio Capes de Tese 2021 com pesquisa sobre serpentes amazônicas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Pesquisador do Amazonas ganha Prêmio Capes de Tese 2021 com pesquisa sobre serpentes amazônicas

01/10/2021
Compartilhar

O trabalho, intitulado “Evolução cromossômica em serpentes Neotropicais: uma abordagem comparativa”, buscou ainda entender como a distribuição das serpentes PODE contar sobre a sua diversificação nos diferentes ambientes da Amazônia. Dentre as espécies analisadas no estudo estão algumas serpentes da família Boidae, grupo formado pelas jiboias, sucuris, suaçuboias, jiboias-arco-íris e jiboias-esmeraldas. “É muito representativo, porque fui a primeira pessoa da minha família a fazer mestrado e doutorado”, disse Patrik.
Há 23 minutos
Por Agência Amazonas

trabalho foi intitulado “Evolução cromossômica em serpentes Neotropicais: uma abordagem comparativa” – FOTO: Érico Xavier/FapeamUm estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvido pelo pesquisador Patrik Viana, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), está entre os melhores trabalhos de conclusão de doutorado do país. A pesquisa venceu o Prêmio Capes de Tese 2021, na área de ciências Biológicas I, ao analisar que diferentes espécies de serpentes da região amazônica possuem em comum e distinto em sua genética, e de que forma as variáveis ambientais podem influenciar na vida delas.

“Ao longo desses anos de pesquisa tive a oportunidade de viajar pela Amazônia, conhecer diferentes culturas e pessoas. Sempre tentei levar um pouco do meu conhecimento científico para esses locais, trabalhando questões de educação ambiental, assim como para desmistificar esses animais, e demonstrar que todo animal tem seu papel, toda vida importa, até mesmo de uma serpente. Perceber que as pessoas agora enxergam esses bichos com outros olhos sem dúvida é muito gratificante”, acrescentou.

Segundo o pesquisador, para a maioria das pessoas, as serpentes sempre foram vistas como animais perigosos, a serem evitados. Para ele, esta é uma questão cultural e comum, mas pertinente.

“Acredito que deve ser algo muito representativo para a Fapeam também ter contribuído com a formação de um cidadão amazonense, agraciado com um dos prêmios científicos e acadêmicos mais importantes do país, mostrando que também somos capazes de fazer pesquisa de qualidade”, enalteceu.

Falando acerca do apoio da Fapeam, Patrik destaca que veio de uma escola pública e que a Fundação o acompanha ao longo da sua jornada acadêmica e científica, desde a graduação, com bolsa de iniciação científica, assim como no mestrado e no doutorado.

“Com o estudo foi possível entender melhor como ocorreu à diversificação dos diferentes números de cromossomos das espécies de jiboias (os 36, 40 e 44), além de verificar que espécies como, por exemplo, uma jiboia e uma jararaca, mesmo sendo tão diferentes, possuem tanto em comum e que várias partes de seu genoma, suas informações genéticas, foram mantidas ao longo dos milhares de anos. Ou seja, são diferentes peças nos contando a história evolutiva desse grupo de escamados tão interessantes”, finalizou o pesquisador.

Pesquisa

Patrik Viana explica que a evolução cromossômica é o estudo dos cromossomos (DNA) das espécies, a partir de uma ótica temporal, na qual se olha para o passado, presente e futuro, para entender como eram as prováveis configurações cromossômicas ancestrais, ou seja, estimar como possivelmente eram os cromossomos das espécies do passado e como chegaram às configurações/formas que existem atualmente, e para além disso, inferir como provavelmente as espécies atuais seriam e se comportariam em cenários futuros.

A pesquisa foi desenvolvida no INPA com o apoio das seguintes instituições: Centro Amazônico de Herpetologia (CAH); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); University Hospital Jena, na Alemanha; e Institute for Applied Ecology da University of Canberra IAE/UC, na Austrália.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Ambiental, Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética: Inscrições Abertas

27/08/2025
Geral

Sinalização de trânsito – Prefeitura de Manaus reforça segurança

27/08/2025
Geral

Ambulatório para pacientes egressos: Inovação em saúde

27/08/2025
Geral

Entre Justos e Ímpios: Escolhas que Moldam Destinos

27/08/2025
Geral

Mutirão no Bairro: Prefeitura de Manaus em Ação

27/08/2025
Geral

Skunk: apreensão de 300 quilos pela PC-AM

26/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus