A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi inaugurada em 5 de outubro de 2020 pelo governador Wilson Lima, com foco no combate e repressão a crimes contra a administração pública, fraude licitatória e toda e qualquer licitação que lese o patrimônio público, e outros. A unidade policial está localizada na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.
Crimes contra a administração pública e fraude licitatória são alguns dos crimes que a delegacia combate
“A criação da especializada foi um marco para a Policia Civil do Amazonas. Durante o primeiro mês, deflagramos duas operações que foram de grande importância para a estruturação e desempenho de combate a esse delito. Também investimos em ações de conscientização na capital e no interior do estado, com destaques para as operações Máfia dos Caixões, Gleba, Iscariotes e CBUQ”, destacou o delegado.
O delegado Guilherme Torres, titular da Deccor desde a sua inauguração, informa que as atribuições da Especializada são de grande valor e importância para a sociedade, pois o combate à corrupção deve ter um olhar mais cuidadoso, bem como o combate ao tráfico de drogas e as organizações criminosas.
Durante a Operação Iscariotes, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em nome de um servidor público da Prefeitura de Manaus, que era responsável por repassar informações sigilosas da Central Integrada de Fiscalização (CIF) para empresários do ramo de eventos da capital.
Operações
A Especializada efetuou inúmeras operações, sendo uma delas a Operação Gleba, que foi realizada em duas fases e cumpriu 19 mandados de prisão ao todo. Na primeira fase, desmantelou uma organização criminosa que havia montado, dentro da Secretaria Estadual de Terras, um escritório de negócios que promovia venda de títulos por valores que variavam entre R$ 100 mil e R$ 200 mil.
O delegado Guilherme Torres enfatizou que, na quinta-feira (09/12), foi celebrado o Dia Internacional de Contra a Corrupção, que veio para reforçar o combate a este crime. Ele acrescenta também que, conforme a Constituição Federal, a segurança pública é dever do estado, porém, é de responsabilidade de todos combater todo e qualquer tipo de corrupção.
Já na Operação CBUQ, cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão foram cumpridos em nome de um empreiteiro pelo desvio de 80 toneladas de massa asfáltica da prefeitura de Manaus.
Denúncias
A autoridade policial solicita que toda e qualquer tipo de denúncia seja efetuada pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou que compareça presencialmente à Deccor. “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu ele.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM