O programa de mobilidade urbana da cidade de Manaus para o próximo quadriênio (2021/2024) foi apresentado nesta sexta-feira (14/5), pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, durante reunião da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na sede do parlamento municipal.
De acordo com o presidente da Comissão, vereador Rosinaldo Bual (PMN), a reunião serviu para esclarecer as dúvidas dos parlamentares em relação a mobilidade e acessibilidade na capital amazonense e também para aproximar IMMU do legislativo municipal.
“Fizemos um convite ao diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, para apresentar os trabalhos realizados pela secretaria nesse primeiro quadriênio. Foram pontuados alguns assuntos que são de extrema importância para a nossa cidade, como a situação dos ônibus entregues, do empréstimo aprovado na Câmara, que será investido nos projetos de curto, médio e longo prazos elaborados pelo instituto”, destacou Rosinaldo Bual.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins a apresentação do planejamento elaborado para os próximos quatro anos, inclui desde modernização do sistema de transporte público, até a implantação de melhorias para acelerar o fluxo de veículos em Manaus.
“Apresentamos aos vereadores projetos de curto, médio e longo prazos elaborados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana e também a inclusão de algumas ações que já estão sendo realizadas, projetos que estão sendo elaborados e as intervenções que serão feitas na cidade, considerando toda a parte de mobilidade tanto como a questão do custo do transporte e o subsídio ao transporte público, algumas dificuldades que o setor vem enfrentando e esclarecendo também aos vereadores sobre a questão tarifária, sobre os ciclistas, transporte de cargas entre outros”, explicou.
Fiscalização eletrônica
Na oportunidade, o vice-presidente da Comissão de Transporte da CMM, vereador Bessa (Solidariedade), questionou o diretor-presidente do IMMU sobre uma possível volta da fiscalização eletrônica de trânsito, os conhecidos radares ou corujinhas na capital amazonense. “Já faz algum tempo que Manaus não tem radares nas ruas. Acredito que o excesso de velocidade é uma das razões do aumento de número de acidentes no trânsito, tanto de pedestres como de ciclistas. E, em Manaus vários pontos da cidade deveriam ter a fiscalização eletrônica, ajudando assim na redução de acidentes”, afirmou.
Também durante a reunião, o vereador William Alemão (Cidadania) entregou ao diretor-presidente do IMMU, ofício questionando sobre as medidas que serão adotadas para corrigir as irregularidades da ciclofaixa da avenida Coronel Teixeira, na área do complexo turístico da Ponta Negra. No documento, William Alemão questiona, ainda, o presidente do IMMU, sobre a implantação de estacionamento especifico para ônibus executivos e lotações, e sobre a volta da emissão do Passe Fácil.
Após o termino das discussões, os vereadores solicitaram uma audiência pública com a direção do IMMU, para esclarecer a população sobre as ações realizadas pelo órgão, além de ouvir as demandas da população. A data ainda será definida pela Comissão de Transporte da CMM.
Além de Rosinaldo Bual e William Alemão, participaram da reunião os vereadores Diego Afonso (PSL), Everton Assis (PSL) e Rosivaldo Cordovil (PSDB), integrantes da Comissão de Transporte, e o vereador Professor Samuel (PL).
———
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM