Atividades físicas e esportivas, lançamentos de livros, ações de combate a resíduos e interação com a natureza através da observação de aves. Essas são algumas das atividades que serão realizadas neste sábado, 18/9, no parque municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, para todos os públicos. Todos os eventos, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, têm o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Os portões serão abertos às 6h, mas as atividades iniciam a partir das 7h50.
De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, a população tem procurado bastante as unidades de conservação e parques de Manaus, especialmente o parque do Mindu, para contemplar a natureza, ver animais silvestres, praticar atividades físicas e esportivas. “A procura está sendo muito grande, mas temos que lembrar que ainda estamos vivendo em uma pandemia, portanto, todos os protocolos de combate à Covid-19 serão exigidos para o público que for frequentar o parque”, informou Stroski.
Aves
Para os aficionados por observação de aves, o Projeto Vem Passarinhar Manaus realiza a 1ª “Passarinhada” do ano, a partir das 8h. O Vem Passarinhar, projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o objetivo de aproximar a população com os ambientes florestais presentes dentro da cidade, promovendo a ciência cidadã, levantando a bandeira da preservação e o manejo da avifauna.
A organização da “Passarinhada” informa que será formado um grupo de 15 pessoas e as vagas são limitadas. Orienta ainda sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a ação, que os participantes levem água, protetor solar, além de equipamentos para registrar as aves. Mas para quem não tiver equipamentos, os organizadores da atividade vão disponibilizar equipamentos como câmeras e binóculos.
Resíduo
Visando a conscientização e a realização de ações de combate à resíduos, a Marinha do Brasil realiza o World Cleanup Day – WCD, iniciativa global alinhada à Agência Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente. Por isso, os militares da Marinha realizarão a ação de limpeza do igarapé do Mindu, neste sábado, a partir das 8h.
Agita
A partir das 7h50, o grupo Agita da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) estará no parque do Mindu, para a realização de atividades de alongamento e ginástica funcional. O objetivo do grupo é realizar atividades físicas e de lazer nas praças e parques de Manaus e, neste sábado, o Mindu foi o escolhido pelo grupo.
Literatura
De 8h às 11h, o anfiteatro do Parque do Mindu recebe a primeira edição do “Manhã Cultural”, evento realizado pela Editora Valer, que vai proporcionar encontros acadêmicos e literários para os frequentadores do parque. Na oportunidade, segundo a coordenação do evento, a editora vai oferecer coffee break para os presentes e, ainda, um desconto de 50% para quem for comprar os livros expostos no local.
O tema desse primeiro evento é “História, Cultura e Sociedade”, no qual escritores e leitores se encontrarão para um bate-papo sobre cultura, sociedade, história e Amazônia, enquanto saboreiam o café e, nos intervalos das apresentações, música popular brasileira, com France Martins (voz e violão).
Escoteiros
E para finalizar a grande programação deste sábado, de 14h30 às 17h, o parque receberá os membros da associação civil educativa e beneficente “Grupo Escoteiro La Salle”. A visita do grupo, em torno de 70 componentes, tem o objetivo de desenvolver atividades lúdicas e fazer um passeio pelo parque.
O parque do Mindu abre seus portões a partir das 6h e fecha às 17h. Todos os eventos no local serão gratuitos. Para mais detalhes, siga as redes sociais da Semmas, tanto no Facebook quanto no Instagram (@SemmasManaus).
Texto – Keynes Breves/Semmas
— — —
Fotos – Keynes Breves/Semmas
Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado, 18/9 Prefeitura Municipal de Manaus.