Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Palestra Magna dá início ao projeto “Trilhas do Saber”, do programa Educa+Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Palestra Magna dá início ao projeto “Trilhas do Saber”, do programa Educa+Amazonas

06/08/2021
Compartilhar

Na abertura da palestra, a secretária de Educação e Desporto, Kuka Chaves, enfatizou a necessidade de oferecer uma educação linear em todo o estado, com as mesmas oportunidades de conhecimento e aprendizagem – o que o “Trilhas do Saber” visa concretizar.
Há 1 minuto
Por Agência Amazonas

Profissionais de todo o estado participaram da estreia, transmitido pelo Cemeam. Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Educação A secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, abriu a palestra Magna do “Trilhas do Saber”, projeto que integra o programa Educa+Amazonas. O evento foi realizado nesta sexta-feira (06/08), no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e transmitido para todo o estado. A doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, foi a palestrante convidada e falou sobre os desafios da educação digital.

“Trilhas do Saber”

Ao todo, o “Trilhas do Saber” deverá atender cerca de 15 mil servidores da Educação, das redes estadual e municipais de ensino. O projeto contará com o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), como responsável pelo planejamento e organização pedagógica das ações formativas do “Trilhas do Saber” e, ainda, com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“É um programa magnífico pela sua extensão, pela sua magnitude, sabemos da dificuldade que é levar a Educação aos 61 municípios do Amazonas, mas estamos com essa quebra de paradigma. O interior precisa receber as mesmas condições de educação, como é feito na capital, e esse é um projeto de grande extensão, que vai percorrer todo o estado e atender mais de 12 mil profissionais da Educação, sendo metade deles atendidos ainda em 2021”, frisou a secretária de Educação.

“É um momento de emoção, desafiador, de fazer a Educação na qual a gente acredita, que é a que tem os olhos nos olhos. A grande intenção do ‘Trilhas’, no fundo, é promover uma reflexão profunda do professor quanto às práticas pedagógicas, à mudança que precisa ser feita, de maneira geral. O modelo educacional de um professor em frente a um quadro e os alunos assistindo já está, há muito tempo, superado e o ‘Trilhas’ vem para trazer, para os professores, propostas inovadoras para suas práticas pedagógicas”, destacou a diretora.

A diretora do Cepan, Ana Lucena, destaca que a interação dos formadores com os demais professores é um ponto importante do projeto, que vai percorrer o estado para levar as formações. 

Desta forma, o Governo do Amazonas vai potencializar a qualificação dos profissionais docentes, equipe gestora e não docentes, por meio de oficinas, minicursos e palestras ministradas por formadores especializados, a fim de possibilitar momentos reflexivos sobre sua atuação profissional de forma eficiente.

Qualificação

Contemplando o eixo de qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação do Educa+Amazonas, o projeto “Trilhas do Saber” vai proporcionar aos servidores das redes estadual e municipais de ensino momentos formativos considerando a área de atuação.

O secretário executivo Pedagógico, Raimundo Barradas, afirma que o projeto será fundamental para os próximos anos da Educação no Amazonas.

Serão realizadas atividades formativas em todos os municípios do interior, levando as “caravanas da formação” aos profissionais de Educação de todos os municípios.

Palestrante

Convidada da estreia do “Trilhas do Saber”, a doutora Lilian Bacich conversou sobre os desafios da Educação na era digital.

“Como estão ocorrendo mudanças nos currículos, por causa da BNCC e do Novo Ensino Médio, é fundamental que a gente passe por processo de informação e formação para essa nova realidade. O ‘Trilhas do Saber’ é um passo importantíssimo, parte dessa formação será presencial e é necessário que a gente se acostume com a presencialidade novamente, porque a Educação precisa da presença, da troca”, finalizou o secretário.

“Memorizar, decorar era muito importante porque a gente não vivia numa era digital. Hoje, os objetivos de aprendizagem são de trazer uma educação mais conectada e fazer o aluno se desenvolver. As metodologias ativas nos ajudam muito nisso”, pontuou Bacich, em um trecho da palestra.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Tecnológica, Governo do Amazonas
Redação Informe Manaus 06/08/2021 06/08/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus