Manaus é uma das 44 cidades do Amazonas escolhidas pelo Ministério da Saúde, para o início da implementação da nova Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS). O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 22/10, às 14h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A Prefeitura de Manaus já vem utilizando a estratégia desde 2016.
“Os primeiros anos de vida se configuram como um período de intenso crescimento e desenvolvimento, sendo, portanto, uma fase que necessita de especial atenção, para garantir que as crianças cresçam de forma saudável. Nesta perspectiva, a estratégia NutriSUS contribui para o fortalecimento da promoção da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano”, destaca a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.
Nesta nova versão, a NutriSUS passará a ter como público prioritário crianças de 6 a 24 meses de idade, em vulnerabilidade social. Todo o processo na capital será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Desde que foi lançada pelo Ministério da Saúde, em 2015, a estratégia consistia na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições diárias oferecidas às crianças de 6 a 48 meses de idade, nas creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE), em dois ciclos de fortificação planejados dentro de um ano letivo.
— — —
A definição das novas estratégias pelo Ministério da Saúde considerou os dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019) sobre carências de micronutrientes, que apontaram que a anemia afeta 10% das crianças brasileiras entre 6 e 59 meses de idade, sendo mais prevalente entre aquelas na faixa etária de 6 a 23 meses (18,9%). Entre as regiões do Brasil, a Norte apresentou o maior registro de anemia em menores de dois anos (30,3%), grupo mais vulnerável para a ocorrência do problema.
Foto – Marinho Ramos / Arquivo – Semcom
Texto – Sandra Monteiro / Semsa
Nova estratégia NutriSUS será implementada pela prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.