Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: No mês da mulher, Sejusc reforça Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

No mês da mulher, Sejusc reforça Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar

02/03/2021
Compartilhar

Há 36 minutos
Por Agência Amazonas

REDE conta hoje com o Sapem, Cream, CAANP, Alerta Mulher e Ônibus da Mulher. Foto: Lucas Silva/SecomCom o isolamento social, dados da Ouvidoria Nacional de direitos humanos apontam um aumento de 36% nas denúncias de violações aos direitos e à integridade das mulheres em 2020 no Brasil, em comparação com o ano anterior. Diante disso, a Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) reforça o projeto “Nova REDE Mulher”, que tem como objetivo ofertar serviços de combate e enfrentamento à violência de gênero, bem como direcionar as vítimas para os canais de denúncia.

Vinculado à Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres da SEJUSC, o projeto atende mulheres que estão sofrendo algum tipo de agressão, seja em suas residências ou no convívio familiar, seja em locais públicos, prestando auxílio e suporte para o estancamento da violência. Além disso, busca mostrar para essas mulheres os caminhos corretos e seguros para se fazer denúncias e relatos de agressões.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da SEJUSC, é de extrema importância a execução de políticas públicas voltadas para a proteção da mulher.

“A SEJUSC trabalha com direitos humanos, e os direitos da mulher são direitos fundamentais garantidos pela Constituição brasileira, sendo conquistados ao longo dos anos. Por isso, é fundamental que tenhamos uma secretaria especializada para cuidar dos direitos das mulheres. Já conquistamos o direito ao voto, direito de dirigir, direito de trabalhar, mas, para que essas conquistas continuem avançando, é necessário que tenhamos organismos próprios para tratar da defesa desses direitos”, disse.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Barroncas, destaca os esforços do Governo do Amazonas em criar mecanismos para proteger as mulheres, conforme preveem a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e demais legislações de proteção à mulher em vigência.

“O Estado é quem oferta e coordena esses serviços hoje, atendendo à Política Nacional de Enfrentamento à violência contra as Mulheres em todas as suas formas: doméstica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual”, afirmou.

A secretária também destaca os esforços da delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), defensoria pública do Estado (DPE-AM), Ministério Público do Estado (MPE) e Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) no combate aos crimes de gênero.

Mecanismos

Entre os dispositivos de defesa, a REDE conta com o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que é a porta de entrada dos serviços, com atendimento social e psicológico, condução da vítima ao Instituto Médico Legal (IML), busca de pertences e acolhimento provisório 24h.  Os números para contato são: (92) 98449-4422, 98469-9366, 98460-7366, 98436-4761, 98460-6899 e 98483-6488, além do 180 (Central de Atendimento à Mulher).

A REDE também conta com o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), em que se realiza o acompanhamento social e psicológico de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com o objetivo de realizar o resgate da sua autoestima e de sua autonomia, além do atendimento jurídico realizado pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), da defensoria pública do Estado do Amazonas.

Há também a Casa abrigo Antônia Nascimento Priante (CAANP), instituição destinada ao abrigamento de mulheres e seus filhos, vítimas de violência doméstica e familiar, que estejam correndo risco iminente de morte, procedentes da capital e demais municípios do estado do Amazonas.

Em casos de mulheres que já possuem o registro de violência ou agressão via boletim de ocorrência, o aplicativo Alerta Mulher auxilia as vítimas em caso de descumprimento de medida protetiva, a fim de promover o deslocamento de uma viatura até o local do acionamento.

Em ações desenvolvidas pela pasta, o projeto também conta com a unidade móvel itinerante, o “Ônibus da Mulher”, que leva serviços especializados da REDE de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no Amazonas.

violência

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de janeiro a dezembro de 2020, 24.584 mulheres foram vítimas de violência doméstica somente na capital, demonstrando um cenário preocupante em relação à integridade física e psicológica da mulher no estado.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Denúncias, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Polícia, Segurança Pública, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Reconhecendo o Valor de Cada Dia Vivido

18/08/2025
Geral

Detran-AM: Segurança no trânsito em Manaus

18/08/2025
Geral

Operação Grandes Massas: Proteger o Consumidor com Qualidade

18/08/2025
Geral

Seinfra recupera ruas – Melhoria no viário de Silves

18/08/2025
Geral

Faixa Liberada: Inauguração na Getúlio Vargas

17/08/2025
Geral

Itapiranga: Novo Grupamento Integrado de Combate a Incêndio

15/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus