O vereador Luis Mitoso (PTB) falou, no plenário da Câmara Municipal, da importância de se preservar os igarapés de Manaus que, a cada dia, sofrem com despejo de lixo diariamente. Tal pronunciamento se deu, nesta segunda-feira (22/3), no dia Mundial da Água, chamando a atenção para o Tarumã, localizado na zona oeste da cidade.“Eu falo de recursos naturais que estão ao nosso lado. O tarumã, por exemplo, recebe todo tipo de imundice que é despejado nos igarapés transversais dos nossos bairros, das nossas comunidades. É lamentável, pois, logo, o Tarumã estará totalmente contaminado, e não teremos esse local prazeroso para fazer parte do lazer manauara”, disse, emendando: “Se não cuidarmos, esse recurso vital para a nossa vida será dizimado”.
Mitoso salientou ainda uma emenda feita por ele a Lei Orgânica do Município (Lomam) que dispõe sobre a implantação do zoneamento agroecológico na cidade com a finalidade de planejar melhor a ocupação do solo local.
“Eu quero destacar que fiz uma emenda a Lomam, artigo 286 inciso 8º, que dispõe sobre a implantação do zoneamento agroecológico do município de Manaus. Medida essa já adotada em outros municípios no Brasil a fora que, de uma forma, planeja melhor a ocupação do solo de modo que as atividades agrícolas não impeçam a preservação das matas que protegem nascentes situadas ao longo dos rios e igarapés”, completou Mitoso.
Texto: Adeilson Albuquerque – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM