Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ‘Mega Vacinação’ na Arena da Amazônia vai até às 16h, com foco na aplicação de segunda dose e dose de reforço contra Covid-19
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

‘Mega Vacinação’ na Arena da Amazônia vai até às 16h, com foco na aplicação de segunda dose e dose de reforço contra Covid-19

20/11/2021
Compartilhar

FOTOS: Bruno Zanardo / SecomCom o objetivo de ampliar a vacinação contra a Covid-19, principalmente em quem ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, o Ministério da Saúde (MS) escolheu Manaus e outras cinco capitais brasileiras para a realização da “Mega Vacinação”. A campanha iniciou às 8h e vai até às 16h na Arena da Amazônia, com 30 postos de atendimento, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres.
Há 25 minutos
Por Agência Amazonas

Mobilização conta com 30 postos para atendimento de pedestres e drive-thru

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da abertura oficial da “Mega Vacinação” via internet, em transmissão ao vivo para todo o Brasil por meio das redes sociais do MS.

Em todo o Amazonas, 516.207 mil pessoas estão aptas a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não buscaram postos de vacinação para a aplicação dos imunizantes, conforme levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

“Manaus foi muito afetada na primeira e na segunda onda da Covid-19, e nós temos uma atenção especial à região norte como um todo. É um grande desafio, uma região de dimensões continentais, às vezes o acesso não é fácil e é necessário o empenho de todos”, acrescentou o ministro, que recebeu a dose de reforço durante a transmissão.

“Eu recebi uma missão do presidente Jair Bolsonaro: pôr fim ao caráter pandêmico da Covid-19. E nós só faremos isso se trabalharmos juntos por um Brasil unido e uma pátria vacinada”, disse Queiroga.

O engenheiro Márcio Oliveira, que tomou as duas primeiras doses do imunizante CoronaVac em abril e maio, aproveitou para receber a terceira dose durante a ação.

Vacinação – A dose de reforço (terceira dose) está sendo disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses; além dos imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias.

Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca.

“É um reforço que dá uma segurança maior para a eficácia da vacina. Com o retorno gradual das atividades no trabalho e nas áreas públicas, a gente tem que ficar mais tranquilos. E também respeita as pessoas que estão ao nosso redor”, afirmou.

“Acho muito bom. No começo eu estava com medo, mas depois criei coragem e resolvi tomar. Tem que tomar a vacina, porque é muito bom”, considerou.

Aldilene da Silva, autônoma, não perdeu a oportunidade de tomar a segunda dose na “Mega Vacinação”.

Acesso – O acesso de veículos ao podium da Arena é pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres é pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

A mobilização também é oportunidade para aqueles que ainda não tomaram a primeira dose. Podem se vacinar pessoas que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Mobilização – O evento conta com o suporte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus). Cerca de 300 profissionais da saúde estarão atuando no posto de vacinação, com 30 equipes, formadas por vacinadores, triadores e digitadores, preparadas para receber a população.

Postos – O posto do Sambódromo teve seu atendimento transferido para a Arena e não está funcionando neste sábado. Os demais postos montados pela Semsa Manaus e pela SES-AM continuam vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.

Das 516.207 pessoas que já podem receber a segunda dose no Amazonas, 203.515 receberam imunizante da Astrazeneca/Fiocruz; 202.565 pessoas receberam Pfizer/Comirnaty; e 110.127 pessoas tomaram Sinovac/Butantan Coronavac.

“Nós convocamos a população para que procure essas unidades para tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal, e tomar a dose de reforço, que é a terceira dose. Não queremos que o vírus venha novamente nos assolar, como está acontecendo agora na Europa, sabemos que as pessoas que estão adoecendo são pessoas que não se imunizaram”, observou a secretária executiva de assistência da Capital da SES-AM, Mônica Melo.

“Esquema vacinal incompleto não quer dizer que você está protegido. O futuro da pandemia está nas mãos de vocês que não se vacinaram ou que estão com o esquema incompleto, porque podem surgir novas variantes. Então a gente precisa que todos estejam imunizados”, enfatizou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Os municípios do Amazonas que mais apresentam pessoas aptas a tomar a segunda dose e que não foram buscar a aplicação da vacina são Manaus, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e Tabatinga.

“A gente tem 370 mil pessoas que ainda não procuraram a sua segunda dose. Nós temos hoje, aptas a tomar a dose de reforço, 207 mil pessoas. Então é importante que haja esse tipo de evento, para que a gente chame a atenção da população. Só assim a gente vai sair dessa pandemia”, ressaltou a secretária.

A secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, destacou que a mobilização é fundamental para alcançar as pessoas que já podem tomar a segunda e terceira doses.

A “Mega Vacinação” contra a Covid-19 está sendo realizada em Manaus e em mais cinco capitais – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Essa é mais uma ação para incentivar o avanço da cobertura vacinal em todo o país. A iniciativa se soma aos esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, por meio da campanha Vacina Amazonas, que vem adotando estratégias para que a população busque sua imunização.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Prefeitura de Manaus, Tabatinga, Vacinação
Redação Informe Manaus 20/11/2021 20/11/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus