A deputada estadual, Mayara Pinheiro Reis (PP), propôs a criação de um programa que viabilize um auxílio econômico para custear energia elétrica às famílias em situação de extrema pobreza no Amazonas. O indicativo foi protocolado, na última semana, na Assembleia Legislativa
Devido à alta taxa de transmissão do coronavírus e o aumento significativo de pessoas infectadas na segunda onda, o Executivo Estadual precisou adotar medidas mais severas para controle e redução dos índices. Uma das ações de enfrentamento foi a restrição de circulação de pessoas e o fechamento do comércio.
Segundo a deputada, as medidas são extremamente necessárias para reduzir o contágio da doença, porém têm impactos econômicos. Trabalhadores, principalmente autônomos, estão com dificuldades para sustentar suas famílias e arcar com as despesas. Por isso, a parlamentar sugeriu ao Estado que seja criado um auxílio para custear a energia elétrica de pessoas em situação de extrema pobreza.
“A medida restritiva quanto à circulação de pessoas […] dificultou que cidadãos amazonenses trabalhem para garantir o sustento de suas famílias, principalmente as pessoas de baixa renda que já possuíam dificuldade de o fazer mesmo anteriormente à pandemia. Diante deste cenário de dificuldade comum e, ainda, dando voz aos mais necessitados, sugiro a criação de um programa que auxilie os cidadãos mais necessitados”, defendeu.
A solicitação foi enviada, por meio do Requerimento nº 275/2021, ao Governo do Estado.