Mais dois grupos prioritários estão próximos de alcançar a meta estimada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19, em Manaus. A plataforma criada pela Prefeitura de Manaus para acompanhamento, em tempo real, dos números da vacinação na capital amazonense, o “Vacinômetro”, indica que até as 16h desta segunda-feira, 8/3, no grupo de idosos de 75 a 79 anos, dos 16.773 que deveriam ser vacinados, apenas 413 ainda não haviam comparecido aos postos para receber a vacina. Na faixa etária de 70 a 74 anos a meta também está próxima, faltando 725 pessoas a ser vacinadas.
O “Vacinômetro” indica, ainda, que no grupo dos trabalhadores de saúde, cuja vacina utilizada é a CoronaVac, 41.504 profissionais já tomaram a segunda dose, concluindo o ciclo de imunização.
“O prefeito David Almeida acompanha diariamente os registros das doses aplicadas e sugere ajustes que possam tornar ainda mais fácil o acesso aos nossos postos de vacinação. Esses números comprovam que a estratégia para essa vacinação adotada pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) foi acertada e que as pessoas confiam no trabalho das nossas equipes. O Amazonas segue liderando o ranking nacional de imunização e Manaus tem uma colaboração bastante significativa nesse resultado”, destaca a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.
Na semana passada, a Semsa, que operacionaliza a campanha, já havia ultrapassado a meta de vacinar 90% dos trabalhadores de saúde e de idosos de 80 anos e mais contra a Covid-19. O total de trabalhadores de saúde vacinados era de 60.529, sendo que a meta de 90% corresponde a 59.985 profissionais. No grupo de pessoas de 80 anos e mais, o número de vacinados no mesmo período é de 18.735, mais de 500 idosos além da meta de 18.233 prevista pelo Ministério da Saúde.
A campanha segue imunizando o grupo de 65 a 69 anos, cuja meta é de 42.808 idosos. Até esta segunda-feira, dia 8, 38.808 já haviam recebido a primeira dose da vacina.
No último sábado, 6, a Semsa colocou em funcionamento sete pontos de vacinação para atender aos idosos que não puderam comparecer durante a semana para se vacinar. “Recebemos um público de mais de oito mil pessoas, o que superou a nossa expectativa. Isso mostra que as pessoas estão entendendo que a vacina é de extrema importância, para que consigam se proteger desse vírus. E, claro, sem relaxar com os cuidados de higienização das mãos, uso de álcool em gel a 70%, de máscaras e manutenção do distanciamento social”, pontua Aline.
Zona Norte
*Postos de vacinação*
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962, Colônia Terra Nova
Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, Cidade Nova
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Zonas Sul e Centro-Sul
Avenida Silves, 2.222, Crespo
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)
Zona Leste
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
Clube do Trabalhador do Sesi-AM
Zona Oeste
Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
Balneário do Sesc-AM
Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo)
— — —
Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro
Texto – Sandra Monteiro / Semsa
Mais dois grupos prioritários devem alcançar meta de imunização Prefeitura Municipal de Manaus.