A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) e o Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida Crispim (Iemac), ofertou aos microempreendedores em maio, mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, diversos eventos e novos cursos gratuitos de qualificação profissional.
No total, foram 657 pessoas que, além de adquirirem mais conhecimento, agregaram nos seus currículos cursos que as empresas vêm exigindo para contratação. Dentre os temas abordados nas ações estão, “Como elaborar um Currículo”, “Relações Interpessoais”, “Inteligência Emocional”, “A importância da presença digital para empresas”, “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, dentre outros.
“Concluímos com êxito as qualificações ofertadas no Mês do Trabalhador. Conforme as orientações do prefeito David Almeida, a Semtepi vem desempenhando um papel importantíssimo na vida dos cidadãos amazonenses, neste momento de retomada e reinserção no mercado de trabalho, ofertando de forma 100% gratuita as qualificações em diversas áreas”, avalia a diretora do departamento de Qualificação Profissional, Rayana Pinho.
Além da oferta de vagas de emprego, aconteceram todas as segundas-feiras palestras on-line, palestras presenciais para quem foi ao Sine Manaus, além de uma série voltada ao trabalhador e empregador, que está disponível nas redes sociais da Semtepi, com depoimentos de empregadores que geraram oportunidades, e de pessoas que foram recolocadas do mercado.
Cursos ofertados em parceria com o Senai-AM
Higiene e manipulação de alimentos
Técnicas de vendas
Atendimento ao cliente
Confeitaria de bolos
Preparação de pizza
Excel avançado
Cursos ofertados em parceria com o Iemac
Soldador de eletrodo revestido
Facilities (profissional de limpeza, conservação e manutenção)
— — —
Treinamento Básico Operacional (TBO)
Foto – Valdo Leão / Semcom
Texto – Divulgação / Semtepi
Mais de 650 certificações em cursos gratuitos a microempreendedores foram viabilizadas pela prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.