Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Mais de 500 pessoas foram flagradas em festas clandestinas na pandemia neste ano
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Mais de 500 pessoas foram flagradas em festas clandestinas na pandemia neste ano

11/03/2021
Compartilhar

Desde o início da pandemia de Covid-19, no ano passado, o governo do Amazonas vem publicando decretos com regras para evitar a proliferação da doença, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além dos cuidados com a higiene pessoal, evitar aglomeração e fazer isolamento social são medidas preventivas que devem ser seguidas. Por isso, as festas e o funcionamento de espaços públicos que possibilitem reunião de grande número de pessoas não podem ocorrer.
Há 23 minutos
Por Agência Amazonas

Aglomerações durante a pandemia de Covid-19. FOTOS: Carlos Soares/SSP-AMAs vistorias realizadas para coibir as aglomerações durante a pandemia de Covid-19 já flagraram 15 festas clandestinas no Amazonas, neste ano. A maioria em Manaus. De janeiro até a semana passada, mais de 580 pessoas que participavam desses tipos de evento foram conduzidas para a delegacia para responder pelos crimes de desobediência e infração a medidas sanitárias. Quem é pego, nesses casos, está sujeito a uma multa estipulada pelo Poder Judiciário, além de prestação de serviços comunitários.

Do dia 5 de janeiro até o dia 7 de março deste ano, as ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) localizaram 15 festas clandestinas no estado. Além de Manaus, foram encerradas festas nos municípios de Coari, Manacapuru e Iranduba. Ao todo, 550 adultos foram detidos e 31 adolescentes encaminhados para delegacias para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Um cenário de crescimento de festas é preocupante e pode representar uma nova disparada de contaminação de Covid-19 no estado, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). “De uma forma geral, as festas promovem o pior cenário para a contaminação de qualquer doença viral. É a maior zona de risco e maior preocupação também. Como não se previnem de forma adequada, as pessoas acabam se contaminando e levando a doença para casa, e adoecendo seus familiares”, enfatizou o gerente de produtos da FVS, Jackson Alagoas.

Bonates disse que a segurança pública vem fazendo seu papel atuando em apoio aos órgãos sanitários. Desde janeiro, o secretário está diariamente conduzindo a operação “Pela Vida”. Em outra frente, há a Central Integrada de Fiscalização (CIF), que reúne órgãos sanitários, de segurança e de defesa do consumidor em vistorias a estabelecimentos para verificar as medidas de prevenção da Covid-19. Os trabalhos agora ocorrem todos os dias, a partir das denúncias.

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, afirma que o trabalho policial é importante e que a população tem sido grande parceira, denunciando os locais de aglomeração. “Nós estamos apurando todas as denúncias que recebemos via 181 e no site da SSP e agradecemos a população pelas informações”, afirmou.

A desobediência a medidas sanitárias que visam conter doenças contagiosas é um crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro. A pena de detenção varia de um mês a um ano e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

“Nós estamos vivendo uma situação atípica em todo o mundo. O mundo todo está sem saber como atuar com isso, é uma doença nova, é um negócio diferente, onde nós precisamos que as pessoas tenham consciência social. É realmente necessária a união de todos. Essa politização barata que estão tentando fazer nesse momento só traz prejuízo para todos nós”, salientou o secretário de Segurança.

A CIF é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Participaram das ações policiais civis e militares, bombeiros militares, servidores da FVS-AM, Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Defesa Civil.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, Coari, Denúncias, Economia, Fiscalização, Governo do Amazonas, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Polícia, Segurança Pública
Redação Informe Manaus 11/03/2021 11/03/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus