Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Mais de 1.200 produtos falsificados são apreendidos durante operação Fake Toy, da Polícia Civil, Procon-AM e Ipem-AM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Mais de 1.200 produtos falsificados são apreendidos durante operação Fake Toy, da Polícia Civil, Procon-AM e Ipem-AM

30/09/2021
Brinquedos apreendidos Operacao Fake Toy 1
Compartilhar

Há 41 minutos
Por Agência Amazonas

Lojas de brinquedos e roupas infantis do Centro de Manaus foram alvo da operação Fake Toy, realizada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM). A ação ocorreu nesta quinta-feira (30/09) e resultou na apreensão de aproximadamente 1.250 produtos irregulares.

A operação foi realizada com o objetivo de conter a venda de produtos falsificados em estabelecimentos focados em itens para crianças. E ocorreu após denúncia enviada para a Decon. Foram autuadas quatro lojas pelo Procon-AM.

Risco a saúde

O titular da delegacia, Eduardo Paixão, frisa que a mercadoria comercializada nessas condições coloca em risco a saúde da criança. 

“Não tivemos outra alternativa, senão autuar os quatro comércios e apreender os produtos falsificados para periciar e descartar no aterro sanitário de Manaus. Quando se trata da saúde das crianças, só existe o certo e o errado, não há margem para correr riscos com produtos piratas”, completou.

A venda de itens falsificados configura fraude no comércio (arts. 175 e 180 do Código Penal); crime contra relação de consumo, (art. 7º, VII e IX da Lei 8.137/90); crime de sonegação fiscal (Lei 4.729/65); crime contra consumidor (arts. 66 e 67 do CDC); e crime contra o registro de marca (arts. 189, I, e 190, I, da Lei 9.279/96).

“O Procon-AM integrou a operação com objetivo de cumprir seu papel de zelar pela saúde e segurança do consumidor. Nossas crianças precisam de proteção. Esses produtos piratas oferecem todo tipo de risco, pelo simples fato de não serem observados as normas básicas de produção e comercialização”, aponta o titular do órgão de defesa do consumidor, Jalil Fraxe.

Brinquedos e roupas infantis foram retirados de quatro lojas do Centro de Manaus. Foto: João Pedro Sales/Procon-AMBrinquedo Seguro

O Ipem está realizando desde o dia 23 de setembro, a operação Brinquedo Seguro, com objetivo de verificar a qualidade e a segurança dos brinquedos comercializados. Nessa ação, já foram fiscalizados 16.861 brinquedos, sendo 6.568 retirados de circulação por não ter o selo do Inmetro. 

O diretor-presidente do Ipem, engenheiro Márcio André Brito, informa que as fiscalizações ocorrem diariamente, mas estão sendo intensificadas nesse período que antecede o Dia das Crianças. “O Ipem está intensificando as fiscalizações para garantir que os pais e consumidores possam comprar brinquedos com qualidade sem colocar em risco a segurança do seu filho”, diz.

O Ipem orienta ainda, que ao comprar brinquedos é importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro, e se o brinquedo atende a faixa etária adequada para a criança, pois um brinquedo fabricado sem obedecer às normas de segurança pode possuir componentes que contaminam o organismo do seu filho enquanto ele estiver brincando; Todo brinquedo deve ter as informações sobre as instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante.

Brinquedos e roupas infantis foram retirados de quatro lojas do Centro de Manaus. Foto: João Pedro Sales/Procon-AMComo denunciar

Caso o consumidor desconfie de possíveis irregularidades, pode entrar em contato com o Ipem no telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Já o Procon-AM está disponível no 0800 092 1512, no mesmo horário de funcionamento. As denúncias à Decon podem ser feitas pelo 3214-2264.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Denúncias, Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Civil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

obras de UBSs 4
Geral

Prefeito David Almeida – Compromisso com Saúde em Manaus

24/07/2025
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1
Geral

Ipaam: Regularização Ambiental em São Gabriel da Cachoeira

24/07/2025
Design sem nome 36
Geral

Veredas de Justiça – Ouça a Direção de Deus

23/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2
Geral

Segurança de motociclistas – Prefeitura de Manaus e Yamaha

23/07/2025
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1
Geral

Ações voltadas à pessoa idosa – UGPE e Sejusc se uniram

22/07/2025
Design sem nome 33
Geral

Amor que Acalma – Como Potencializa Relações

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus