O vereador Luís Mitoso (PTB), mostrou um vídeo, na tarde desta terça-feira (06/3), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desmentindo a nota emitida, em redes sociais, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), de que “não foi constatado, pela equipe técnica, qualquer alteração na localidade”.
O local a que se refere o órgão, é o Lago da Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus.Na semana passada, Mitoso recebeu vídeos de moradores denunciando que a empresa Sovel da Amazônia estaria despejando resíduos de papel no lago, prejudicando o meio ambiente e os residentes da área.
“O caso é sério! Recebi dos moradores na semana passada a denúncia sobre a degradação do meio ambiente no Lago da Colônia Antônio Aleixo, o Ipaam disse que técnicos estiveram ‘inloco’ avaliando o caso e não constataram irregularidade. Entretanto, hoje (Terça), recebi novo vídeo da população mostrando que o lugar está ficando degradado pelo despejo de resíduos de papel. Isso vai na contramão do que disse o Ipaam”, disse o parlamentar.
O parlamentar, em tom de repúdio, disse acreditar que o governador do Amazonas, Wilson Lima, não esteja sabendo da situação, e sugeriu, inclusive, a criação de uma força tarefa para apurar o objeto de denúncia.
“Nosso meio ambiente não pode sofrer tal agressão por empresas que deveriam protegê-lo. Eu tenho certeza que o governador não sabe dessa situação, pois se soubesse, sem dúvida, já teria tomado uma atitude favorável. Se não tivermos forças suficientes, vamos fazer um grupo tarefa e convidar o Ministério Público Estadual, Federal, a Polícia Ambiental, Ipaam, Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente para virem, aqui, no parlamento e se posicionarem acerca desse mal que estão fazendo ao ecossistema amazonense”, destacou.
Luis Mitoso finalizou, que o crime ambiental existe, de fato. Porém, quem está cometendo o ato é a Sovel da Amazônia ou outra empresa, e quem vai afirmar isso são os órgãos de defesa ambiental e as autoridades competentes. “Cabe a mim repercutir as denúncias da população manauara que chegam ao meu conhecimento e solicitar a ação efetiva dos órgãos fiscalizadores e uma posição deve ser dada aos moradores da comunidade que se sentem prejudicados com a questão”.
———
Texto: Adeilson Albuquerque – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM