O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), através do Grupo de Trabalho de Obras Públicas, entregou para a prefeitura de Manaus, o laudo técnico sobre o Viaduto do Manoa, nesta terça-feira (09/3), na sede do Conselho, na rua Costa Azevedo, 174, Centro. O vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura, Marcos Rotta, recebeu o laudo.O vereador Lissandro Breval (Avante), esteve presente ao ato de entrega do laudo técnico e disse que vai entregar cópias do documento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e ao Ministério Público Estadual (MPE), que os órgãos de controle se manifestem sobre o caso.
De acordo com o coordenador Adjunto do GT, engenheiro civil Frank Albert, houve falhas nos preceitos básicos das boas práticas de engenharia, no que diz respeito as normas pertinentes a execução e controles necessários às estruturas de concreto armado.
“O desnivelamento existente nos encontros das lajes tabuleiros, demonstra ter havido falhas no levantamento topográfico, que poderia ter sido resolvido no momento oportuno e não ter sido levado adiante esta etapa da obra, antes que esta questão fosse solucionada”, recomendam os técnicos no relatório.
O viaduto do Manoa foi inaugurado em 31 de dezembro de 2020, e precisou ser fechado para reparos em menos de 24 horas. Na primeira semana de fevereiro, os técnicos do GT Obras Públicas do CREA-AM e o presidente da entidade, realizaram a primeira inspeção sobre o trabalho que havia sido realizado no local.
Texto e foto: Assessoria do vereador