FOTO: Gabriel Machado/Seduc-AMA equipe masculina de wrestling do Amazonas foi a grande campeã no quadro geral dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecem até o dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Ao todo, os estudantes amazonenses conquistaram cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de bronze, em três dias de disputa. Dos medalhistas, dois são da rede estadual, Victor de Lima Braga e Samuel Torres, e um da municipal de ensino, Jhonata Sabá.
Há 18 minutos
Por Agência Amazonas
Grupo conquistou dois ouros e três bronzes
Destaque nos JEB’s, Victor de Lima Braga, 14, da Escola Estadual Osmar Pedrosa, embarcará para Manaus com dois ouros na categoria Médio, nas lutas greco-romana e estilo livre. “A partir de agora, é olhar para frente. Treinar muito mais forte ainda, focando somente no wrestling, que já vi que abre muitas oportunidades”, afirmou Victor.
Com apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos do Estado participam da competição. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Samuel Torres conquistou o bronze na categoria Pesado – FOTO: Gabriel Machado/Seduc-AMJhonata Sabá, da Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira, de Benjamin Constant, venceu duas disputas de terceiro lugar, nas lutas greco-romana e estilo livre.
Aluno da Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM 6), Samuel Torres conquistou o bronze na categoria Pesado, na luta estilo livre. “Estou muito feliz com essa vitória individual e coletiva. Superou todas as minhas expectativas, pois foi minha primeira competição na modalidade. Sem dúvidas, vou continuar me dedicando aos treinos”, adiantou Samuel.
SOBRE OS JEB’S – Realizado pela CBDE, os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.
Para o treinador Marlon Júnior, a premiação geral coroa o trabalho e o esforço dos atletas. “Essa equipe é nova, mas consigo ver muito talento e potencial. É como digo para os meus alunos: ‘Sonhar pequeno e sonhar grande é o mesmo trabalho, então vamos sonhar grande, sempre’”, finalizou Marlon.
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.