Após solicitação feita ao titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC), Renato Júnior, o vereador Jander Lobato (PTB) conseguiu a ampliação do horário de permanência das bancas de café regional, no Centro de Manaus. O horário de funcionamento é das 6h às 10h30, de segunda a sábado.
Anteriormente era permitido até às 10h a comercialização desses produtos. A reivindicação dos permissionários foi apresentada pelo vereador, nesta segunda-feira (10/5), durante uma reunião com o titular da SEMACC e um grupo de ambulantes cadastrados na secretaria.Jander Lobato mediou o encontro e apontou a necessidade do horário ser estendido, uma vez que vai possibilitar um aumento nas vendas e, consequentemente, os lucros dos vendedores.
“São 52 permissionários que vendem café da manhã no centro, em cada banca trabalham de três a até cinco pessoas, então, essa atividade gera renda para muitas famílias e precisa ser facilitada, principalmente, nesse momento de desemprego vivenciado por grande parte da população, por conta da pandemia”, afirmou Jander Lobato.
O secretário da SEMACC agradeceu pelo vereador ter sido um porta-voz das necessidades de quem vive desse tipo de comércio informal.
“Essa é uma secretaria humana, estamos aqui para ouvir, conversar, e juntos tentar encontrar uma solução para organizar o centro de Manaus, sem esquecer das necessidades daqueles que tiram dali o seu sustento”, disse Renato Júnior.
Melhorias
A ampliação do horário de permanência dos permissionários que vendem café da manhã na região da Praça da Matriz e em outras ruas do centro da capital vai ajudar na melhoria da renda de Risoneide Santos, que vive dessa atividade há 23 anos. “Foi desse trabalho que tirei o sustento dos meus filhos e até hoje dependo dessa renda. Estou muito feliz porque o vereador nos ajudou e tivemos a nosso pedido atendido”, agradeceu a permissionária.
Estrutura
O vereador Jander Lobato também apresentou ao secretário da SEMACC uma reivindicação de instalação de banheiros químicos no centro de Manaus, conforme uma indicação encaminhada à Prefeitura de Manaus no dia 08 de abril de 2021.
———
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador