O vereador Jander Lobato (PTB) acompanhou, nesta quarta-feira (12/5), uma equipe da Concessionária Água de Manaus na Comunidade do Acará, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus, onde foram feitos os levantamentos técnicos para futuras instalações de uma rede de água tratada na localidade.
A demanda é resposta das tratativas do vereador com a Prefeitura de Manaus em atendimento à solicitação dos comunitários.Durante a inspeção, a equipe da concessionária coletou dados para a conclusão do projeto de implantação da rede de água tratada. A equipe de engenharia da Águas de Manaus vai elaborar o projeto que será avaliado pela prefeitura e órgãos reguladores.
A partir disso, será realizado o cadastro das famílias que moram na área e a posterior instalação da rede, um processo que, segundo o coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, deve durar em torno de três meses.
“Nós damos prioridade a localidades como esta, que já estão na programação de asfaltamento pela prefeitura para que possamos fazer um trabalho integrado com a parte de infraestrutura. É muito importante essa ação o que o vereador Jander Lobato está fazendo como um representante do povo, que é de nos procurar e apresentar as demandas das comunidades para que possamos agir de maneira mais assertiva”, disse.
Atualmente, as famílias da comunidade dependem de poços artesianos para ter as casas abastecidas para a realização de tarefas essenciais no dia a dia. Pelo menos 800 famílias vivem nessa condição há mais de 17 anos.
“Durante todo esse tempo os moradores sofrem para conseguir água. É uma situação muito triste ter de carregar água em baldes ou pagar para donos de poços artesianos o valor de até R$ 100,00, por mês, para encher tambores e caixas. A partir de agora, esperamos que essa situação mude o mais rápido possível”, disse Jander Lobato.
Esperança
A dona de casa, Nailine Correa, 40, disse que todos os dias precisa comprar água para beber e fazer os serviços domésticos. Ela mora no local com o marido e três filhos, e disse que a instalação da rede será importante para a comunidade. “É um dinheiro que faz falta pra gente, pois a situação tá difícil às vezes até para conseguirmos comida, mas eu tenho fé que vai dar certo esse trabalho da rede de água aqui pra gente”.
Resposta para a comunidade
O vereador Jander Lobato retornou à comunidade do Acará sete dias depois da última visita que fez ao local, quando recebeu várias demandas dos moradores, principalmente na área de infraestrutura. Das sete ruas, apenas a metade de uma tem asfalto, o que impede o acesso de ônibus e dos carros de limpeza pública. Sobre esses dois pedidos, o vereador já providenciou indicações às Secretarias de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp) solicitando uma resposta para a comunidade.
———
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador