O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) fez uma indicação à Prefeitura de Manaus para que os guardas municipais façam a segurança de terminais de ônibus e feiras da cidade. A ideia do parlamentar é aproveitar a chegada da mensagem do Executivo, que cria a Secretaria de Defesa Social e autoriza o armamento da Guarda Municipal.Segundo o parlamentar, os terminais e feiras são locais de constantes assaltos e que a presença de seguranças nestes locais é necessária. “São pontos em que ocorrem muitos roubos e a população fica vulnerável, vimos isso recentemente na Feira do Santo Antônio, quando vários carros foram furtados”, disse Jaildo Oliveira.
O vereador afirmou que assim que o projeto chegar à CMM fará a indicação para garantir a segurança nestes locais.
Secretaria de Defesa Social
O chefe do Executivo municipal, David Almeida (Avante) explicou que o enfrentamento armado é obrigação do Estado. Porém, a criação da nova secretaria, que será comandada pelo delegado aposentado da Polícia Federal, Sérgio Fonte, será a pronta-resposta da Prefeitura de Manaus para os ataques realizados no final de semana.
De acordo David Almeida, no total, serão 700 militares destinados para a Defesa Social, sendo 480 guardas municipais e mais 220 policiais militares, que serão cedidos a partir de convênio com a prefeitura.
Texto: Indira Queiroz – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Gabriel Guimarães – Assessoria de Comunicação do vereador