O presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI), vereador Ivo Neto (Patriota) participou nesta quarta-feira (12/5) do lançamento da campanha municipal de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, que aconteceu na Orla da Lagoa do Japiim, localizado na avenida Rodrigo Otavio, bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
Com o tema “Faça Bonito – Proteja as Nossa Crianças e Adolescentes da Violência Sexual”, a programação segue até o dia 18 de maio, data comemorativa ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Até lá, serão realizadas várias programações como: plantio de mudas, ações de sensibilização nos semáforos, apitaço e uma live sobre o assunto com a participação de autoridades ligadas à causa da infância e adolescência.
Para o vereador Ivo Neto, ações como esta são fundamentais para dar amplitude ao tema e ajudar na divulgação dos números dos conselhos tutelares e também o disk 100. “São ações como esta que nos ajudam a dar destaque a esse tema que tem sido bastante debatido, ainda mais nessa época pandêmica, esperamos que todos tenham acesso aos números de denuncia para proteger nossas crianças desse mal”, disse o parlamentar.
Para a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) Joyce Coelho, a pandemia da covid-19 atrapalhou as denúncias de violência sexual infantojuvenil, e que por esse motivo é preciso fazer campanhas que orientem aso responsáveis pelas crianças. “Vamos perceber um aumento no número de casos maior pós-pandemia, isso porque muitas denúncias estão reprimidas, pelo fato de muitas crianças não saírem de casa. Com o fim da pandemia e elas voltando as escolas, cursos, teremos a oportunidade de salvá-las deste mal”.
Mesma opinião da Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara, que enfatiza a importância de fazer ampla divulgação dos números de contato para denúncias. “Temos que usar as escolas, semáforos, cursos, todos estes locais para divulgar o disk-denúncia e os números dos conselhos tutelares, e ações como esta precisam ser realizadas todos os dias do ano”, enfatizou.
Apenas nos primeiros quatro meses de 2021, as Equipes de Abordagem Social da Semasc abordaram 42 famílias, totalizando 72 crianças e 08 adolescentes encontrados em situação de vulnerabilidade. No mesmo período, os canais de atendimento da secretaria receberam 69 denúncias de crianças nos semáforos.
Sobre 18 de Maio?
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
———
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Divulgação