Com objetivo de organizar uma parceria da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com os conselhos tutelares da capital foi realizada nesta quinta-feira (22/4), uma reunião presidida pelo vereador Ivo Neto (Patriota), onde os participantes discutiram o plano de ação conjunta para combater a exposição de crianças à prática da mendicância.Além do presidente da COMDCAI, vereador Ivo Neto, estavam presentes os vereadores Kennedy Marques (PMN) e Thaysa Lippy (PP), além de 11 conselheiros tutelares e representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas.
O objetivo central da ação em conjunto é de orientar e combater a exposição de crianças à prática da mendicância em Manaus. Ivo Neto destacou que foi a primeira vez que a Câmara abriu espaço para acolher outras instituições para realização de ação com este intuito.
“A cada dia vem crescendo o uso de crianças para mendicância na cidade de Manaus. Agora estão loteando locais e, inclusive, existem agenciadores que estão expondo crianças para ficarem pedindo nas ruas da cidade. Nosso objetivo é unir a Câmara Municipal, Ministério Público e Conselhos Tutelares para fazer este trabalho. Lembrando que criamos o Disk Denúncia da Comissão e recebemos denúncias constantes, que estamos encaminhando aos órgãos responsáveis para as devidas providências”, destacou Ivo Neto.
Para o Coordenador Geral dos Conselhos Tutelares, Francisco Amaral, a ação é importante e fruto de uma parceria que pode dar bons resultados.
“O vereador Ivo Neto, por ter sido conselheiro tutelar, conhece bem a realidade, e agora está a frente da Comissão, que casa com as ideias dos conselhos: garantir direitos de crianças e adolescentes. O conselho vai ser protagonista no quesito de fazer o trabalho técnico e a Comissão irá dar o apoio estrutural e de pessoas para amparar esse trabalho”, afirmou Francisco.
Visita Janell Doylle
Na manhã desta quinta-feira (22/4), o vereador Ivo Neto esteve no Lar Batista Janell Doyle, no Mauazinho, zona Leste de Manaus.
O abrigo existe há 26 anos, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente atende a 15 adolescentes (12 a 17 anos) e 40 crianças (20 no abrigo e 20 em casas acolhedoras).
As coordenadoras do Projeto Fábrica dos Sonhos pediram apoio do vereador em relação à manutenção do projeto, uma vez que ele é custeado por verba do Fundo Manaus Solidária, cujo edital está chegando ao final. O parlamentar demonstrou a intenção de ajudar.
“Este é um bom trabalho e vamos fazer o possível para continuar arcando com o pagamento das professoras que estão à frente do projeto e fazem um belo trabalho com as crianças do Lar e da comunidade”, assegurou Ivo Neto.
Texto e foto: Assessoria de comunicação do vereador