FOTO: Divulgação/SeapDetentos colombianos e brasileiros do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2) receberam, nesta quinta-feira (21/10), os certificados de conclusão dos cursos de Panificação e Confeitaria e de Elétrica de Baixa Tensão, uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a empresa terceirizada New Life Gestão Prisional e o Consulado da Colômbia.
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas
Capacitações foram nas áreas de panificação e elétrica
A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia; do coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho; da chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado; do cônsul da Colômbia em Manaus, Luís Eduardo Garcia Rojas; da vice-cônsul, Mina Paola Guarin Castro, e do cônsul-geral do Peru em Manaus, Pedro Julio Díaz. Estavam presentes no evento ainda diretores e colaboradores das unidades prisionais.
O curso de Panificação e Confeitaria, de carga horária de 60 horas, certificou 15 apenados, sendo eles, nove colombianos e seis brasileiros. Essa mesma turma participou do curso de Elétrica, com carga horária de 80 horas, no entanto, mais dois reeducandos foram acrescentados na capacitação, um de cada nacionalidade.
A vice-cônsul Paola Guarin, ao agradecer a parceria com a Seap, não descartou a possibilidade de continuar a união no próximo ano. “Eu me sinto muito grata e feliz de conseguir estar aqui ajudando o povo colombiano, meus compatriotas, e também os brasileiros”, justificou.
“Estamos aqui mais uma vez fechando o curso de panificação e confeitaria e elétrica. Esse é o quarto curso que acontece aqui no CDPM 2 em parceria com a New Life e o Cônsul da Colômbia. Isso é uma forma que nós estamos humanizando o sistema e ajudando, dando oportunidades para que eles deem uma situação melhor para suas famílias assim que saírem do sistema prisional”, disse o secretário-executivo adjunto da Seap.
Emissão de RG – Ainda na data de hoje, o Deresc, em parceria com Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), emitiu 25 carteiras de identidade, sendo primeiras e segundas vias, de reeducandos do CDPM 2. Representantes do Consulado da Colômbia também deram início aos procedimentos para emissão do documento de identificação de alguns internos colombianos na unidade prisional.
O interno colombiano, Juarez* (nome fictício*), 40 anos, revelou que os conhecimentos obtidos nas aulas práticas e teóricas das profissionalizações irão lhe permitir melhorar de vida. “Foi de muito agrado aprender porque é uma coisa que vai servir para nós, para no futuro termos uma oportunidade, na rua, de adquirir um trabalho”.
LINK PARA ACESSO DE SONORAS E IMAGENS DE APOIO DO ENCERRAMENTO DOS CURSOS: https://we.tl/t-gUOHrO6cCP