FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEAs instituições parceiras do Governo do Amazonas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) reafirmaram o compromisso com a nova etapa do projeto, que inicia em 2022. O compromisso foi firmado simbolicamente nesta quarta-feira (15/12), durante o Encontro Anual de Parceiros, que é promovido sempre ao final do ano pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para apresentação dos projetos realizados e os que estão em execução. O evento foi realizado no auditório do órgão.
Há 2 minutos
Por Agência Amazonas
Encontro realizado anualmente reuniu entidades públicas, privadas e sociedade civil organizada
“Esse encontro é de agradecimento pelo apoio institucional que recebemos de parceiros das mais diversas áreas. Temos parceria na esfera governamental, estadual e municipal, na iniciativa privada e na sociedade civil organizada. Temos um elo forte em torno desse programa que é tão fundamental para a cidade de Manaus e que, a partir do Prosamin+, vai estar mais presente no interior, seguindo determinação do governador Wilson Lima”, afirmou Marcellus Campêlo.
Durante o encontro, o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, apresentou aos participantes o novo Prosamin+, que acaba de ter o financiamento de US$ 80 milhões aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele falou da importância do apoio dos cerca de 200 parceiros de sustentabilidade do programa.
Estavam representados no evento a Defensoria Pública do Estado do Amazonas; a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC); a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas); o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); a Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa; a Empresa Damata Consultoria; a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama); a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf); o Comitê de Representantes da Bacia de São Raimundo (CRC-BSR); a Associação das Donas de Casa (ADCEA); a empresa Eyes NWhere; a Eco Cooperativa de Materiais Recicláveis; a Recicla Manaus; e a concessionária Águas de Manaus.
Como ato simbólico, os representantes de cada instituição parceira assinaram uma placa escrita “Agora eu sou Prosamin+”. Eles também receberam dos coordenadores da UGPE o certificado de participação no projeto em 2021.
“Eu vi a transformação do bairro do São Raimundo, com a chegada do Prosamin+. Aqui, eu parabenizo o Marcellus e a equipe da UGPE que, incansavelmente, estão sempre atentos a atender o usuário cidadão, porque nós, que passamos pela gestão pública, e eu me incluo num lado e no outro, nós também somos usuários dos serviços públicos. Portanto, a participação no controle social é o que fará mudar esse país”, disse Elaine.
Membro do Comitê de Representantes da Bacia de São Raimundo, a professora Elaine Belota falou em nome da comunidade, destacando a importância do programa.
“Quero agradecer em nome das mulheres esse reconhecimento do Prosamin+, pois sabemos que nas comunidades muitas mulheres são chefes de família, são responsáveis pelo sustento dos filhos”.
Inovações – A secretária de Estado de Assistência Social, Alessandra Campêlo, ressaltou as inovações no novo programa de governo na questão da diversidade de gênero e proteção às minorias. Principalmente, disse ela, em relação à proteção às mulheres chefe de família.
Com investimento de aproximadamente R$ 542 milhões, o Prosamin+ vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.
O programa tem como uma de suas metas estabelecer e ampliar um ambiente de inclusão, promovendo a diversidade de gênero e a atenção especial aos grupos vulneráveis. Dentre as ações programadas está a garantia de que no mínimo 50% da composição dos grupos comunitários nas áreas do programa serão compostos de mulheres; 50% vagas de certificação para alguma atividade comercial e também dos espaços comerciais destinados nos parques residenciais serão para pessoas do sexo feminino, assim como 50% das vagas de capacitação para a mão de obra que vai atuar nas obras do programa.
A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do Programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.
Sobre a UGPE – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.