A série de capacitações virtuais que iniciou em janeiro, em virtude das restrições impostas pelo cenário da pandemia de Covid-19, já abordou temas sobre as cadeias produtivas da produção florestal madeireira (madeira manejada) e não madeireira (castanha-do-Brasil, borracha e óleos vegetais). Para as próximas semanas, os temas discutidos serão crédito rural, aquicultura, pesca, agroecologia e produção orgânica.18:38 – 04/02/2021
FOTOS: Divulgação/Idam
O Programa de Capacitação Técnica dos Extensionistas Rurais, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), continua durante o mês de fevereiro. Nesta semana, com uma programação 100% virtual, cerca de 260 técnicos das 66 unidades locais do Instituto, em todo o estado, participam dos cursos sobre Produção Sustentável da Pecuária e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“Temos que continuar ajudando o produtor, que não pode parar de produzir alimentos para o seu sustento e também para abastecer a mesa dos amazonenses. Para isso, estamos nos esforçando para prover informação técnica, administrativa e de gestão. Estamos também com o canal ‘Idam Atende’ via telefone e whatsApp, que está atendendo produtores de todo o estado, os quais solicitam informações da área técnica sobre políticas públicas de inclusão social, produtiva, econômica e agroambiental”, destacou Valdenor.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Programa de Capacitação, por videoconferência, deve continuar enquanto houver restrição de circulação e isolamento social. E será adotado como rotina após a emergência sanitária.
Segundo o gerente de Capacitação e Metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves, a qualificação técnica e administrativa dos servidores e colaboradores visa garantir celeridade na prestação dos serviços, tanto de assistência ao produtor como de apoio às políticas públicas em todos os municípios. “Nossa missão é oportunizar às famílias rurais o conhecimento técnico, para melhor administrar suas unidades de produção familiar em todas as etapas, seja nas práticas de cultivo, na organização produtiva ou comercialização de produtos”, destacou.
Valdenor Cardoso registra ainda que tais procedimentos só foram possíveis de realizar pelo fato do governador Wilson Lima ter provido o Idam com uma rede de comunicação via satélite, estruturada com 66 antenas linkadas à rede mundial de comunicação. A estrutura está viabilizando eficiência na comunicação entre o Idam Central e as 66 unidades locais distribuídas em todo o estado.
O Canal Idam Rural no YouTube também disponibiliza uma série de cursos e palestras gratuitos, sobre pecuária regenerativa, cultivo de tambaqui, cultura do abacaxi, manejo da castanha-do-Brasil, boas práticas na criação de aves (corte e postura), entre outros.
Canais de Comunicação – O ‘Idam Atende’ disponibiliza o atendimento emergencial via telefone e WhatsApp através do número (92) 98855-1231. Os produtores podem entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre serviços; obter informações referente ao Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Crédito Rural; e outras informações técnicas.
Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCJpN0DbWm7RbTKbZwqccIzg