Silvana Reis, doadora de sangue há 24 anos, foi uma das homenageadas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A fidelidade nas doações também rendeu homenagens a mais de 100 pessoas na manhã desta segunda-feira (22/11) marcando o início da programação da Semana Nacional do Doador de Sangue, que acontece até o próximo sábado (27/11).
“É muito gratificante saber que um pouquinho da minha vida ajuda outras vidas”, declarou Silvana, que também é idealizadora e coordenadora da campanha “SuperDoadoras” e do Projeto “Vidas por Vidas”, que mobilizou mais de mil doadores só este ano.
O evento para agradecer aos doadores mais antigos já é uma tradição no calendário do Hemoam. Além deles, a homenagem se estendeu para entidades e grupos parceiros que mobilizaram caravanas de doadores ao longo deste ano.
“Esse é um momento de estreitar nossas relações com essas pessoas que são extremamente engajadas na causa. São pessoas que se doam há anos, sem esperar nada em troca, ao mesmo tempo que representam centenas de vidas salvas pela doação de sangue”, destacou a diretora presidente, Socorro Sampaio, durante a solenidade de homenagem.
Quem já esteve na fila para transfusão de sangue sabe bem a importância da doação. Vanessa Mattos é paciente do Hemoam desde 2018, quando começou o tratamento de Leucemia Mieloide Aguda. Ela já recebeu diversas transfusões de sangue e foi uma das pacientes convidadas para participar da solenidade de agradecimento.
“Esse momento é uma das coisas mais emocionantes que eu já vivi, sempre quis conhecer esses doadores. Para mim é uma honra poder fazer esse agradecimento. Com certeza eu estou aqui viva pelo gesto solidário dessas pessoas”, comentou Vanessa.
As ações para os doadores seguem até o próximo sábado (27/11). A programação inclui sorteios de brindes, atrações musicais, lanche especial, serviços de saúde, beleza e bem-estar.
Como doar
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Rafael Marques/Hemoam