Para o gerente clínico do Platão Araújo, Paulo Henrique de Freitas, a nova estrutura é importante no processo de regulação do fluxo de atendimento aos pacientes em estágio avançado da doença. “A gente está aqui agora nessa missão, que graças a Deus está sendo concretizada, de abrir esses 23 leitos de UTI para recebermos esses pacientes que estão aguardando um atendimento de suporte avançado de vida, com monitorização e toda essa ajuda tão necessária nesse momento”, disse.18:43 – 08/02/2021
FOTO: Djalma Junior / SECOM
Mais 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entraram em funcionamento, nesta segunda-feira (08/02), no Hospital e pronto-socorro (HPS) Platão Araújo. A ampliação é resultado da ação conjunta do Governo do Amazonas em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da saúde, para garantir que, em tempo célere, a estrutura fosse montada para melhoria do fluxo da REDE de atendimento aos casos da Covid-19 no estado.
“Esses pacientes chegam na admissão e, por exemplo, evoluem para um quadro de insuficiência respiratória ou para descompensação hemodinâmica, e nós teremos esses leitos lá embaixo. Serão oito leitos a mais do que nós já temos, pois nós já temos uma ala Covid naquele local”, pontuou o profissional.
Segundo Paulo Henrique Freitas, nos próximos dias, outros oito leitos de suporte avançado para atender, por exemplo, casos de insuficiência respiratória, deverão entrar em funcionamento no HPS Platão Araújo. E passarão a integrar a estrutura da unidade hospitalar para atendimento aos casos graves da doença.
“Está sendo inaugurada hoje a UTI do Platão Araújo, UTI II, com 23 leitos e uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapia e técnicos de enfermagem”, destacou Maeda.
Corpo técnico – Segundo a enfermeira Emília Maeda, supervisora da ala de UTI, há uma equipe completa e multidisciplinar para atender os pacientes remanejados para a área de UTI, que foi instalada na unidade.
Ampliação da REDE – Nos próximos dias, outros oito leitos para atender demandas de urgência deverão entrar em funcionamento na unidade. Ao longo das últimas duas semanas o Governo ampliou a estrutura da REDE de saúde do estado, com a abertura de 160 novos leitos exclusivos para casos da Covid-19, em unidades da capital. A expectativa é de que até o fim de fevereiro haja a abertura de novos leitos para atendimento à população.
