A primeira ETE construída pelo Prosamim vai ser a maior estação de tratamento de esgoto do Norte do País, com capacidade para tratar até 300 litros por segundo (l/s) de esgoto, a ETE vai realizar o tratamento dos efluentes de mais de 190 mil pessoas.
A fim de garantir a segurança na operação e a perfeita funcionalidade das instalações e equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou, nesta semana, testes mecânicos nas tubulações e bombas que foram instaladas na ETE do Prosamim, localizada no bairro Educandos, zona sul de Manaus.
Os testes contaram com o acompanhamento de equipes técnicas da concessionária Águas de Manaus, da construtora responsável pela execução da ETE e dos engenheiros da UGPE.
A construção da ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário construído na bacia do São Raimundo. O sistema construiu 31 quilômetros de redes de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, distribuídas nos bairros Centro, Presidente Vargas, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Aparecida. Atualmente, as obras da ETE registram um avanço de 96% de execução e tem previsão para ser inaugurada no próximo semestre.
“Esse teste é de estanqueidade para ver toda tubulação, funcionamento das bombas e o controle de vazão de água, para poder colocar a ETE 100% em funcionamento”, explica a engenheira.
De acordo com a engenheira civil e fiscal da UGPE, Tatiana Lachi, os testes fazem parte da primeira etapa de um comissionamento, para que a funcionalidade da Planta de Tratamento Preliminar da ETE seja testada.
“A gente vai fazer com 100 metros cúbicos de água, ejetando essa água nos tanques dessa Planta de Tratamento Preliminar (PTP), para que possamos fazer todo o teste da tubulação”, conta Lachi.
Os testes de estanqueidade consistem em apontar possíveis vazamentos nos equipamentos de tubulações e bombas instaladas, bem como, identificar a eficácia do controle de vazão que chega hoje na ETE-Educandos.
O coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirmou que a primeira ETE construída pelo Prosamim, em quase 15 anos de programa, foi priorizada pela gestão do governador Wilson Lima. A moderna estação de tratamento de esgoto do Prosamim vai ser a maior contribuição do Governo do Estado no que se relaciona a tratamento de esgoto na capital.
A ETE encontra-se na fase de finalização da execução das obras na parte civil, onde está o prédio operacional, e serviços como pintura dos tanques e outros acabamentos que estão sendo realizados.
“O Prosamim, que é um programa de saneamento na sua essência, é muito reconhecido pelas milhares de famílias que foram retiradas dos leitos dos igarapés da capital e pelos seus parques e conjuntos habitacionais característicos. Mas o objetivo principal do programa é requalificar urbanisticamente áreas de risco e dotar essas áreas com toda estrutura de saneamento básico necessária”, afirmou Campêlo.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE