As doses da vacina são necessárias para atender os grupos prioritários dessa primeira etapa: trabalhadores de saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.
O Governo do Amazonas segue realizando a distribuição das duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para o interior do estado. Na manhã desta quarta-feira (20/01), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) enviou 7.804 doses da Coronavac para os municípios de Tapauá, Canutama, Humaitá e Pauini. Os kits com a vacina e seringas estão sendo transportados por uma aeronave modelo Caravan Anfíbio C208, e o voo para os quatro destinos deve levar 4h30.
“Nós vamos parar em Porto Velho para abastecer a aeronave e descarregar as últimas doses em Pauini, então a viagem deve durar um pouco mais que quatro horas, levando em consideração que vamos ficar entre 15 a 20 minutos em cada cidade para descarregar. Vamos operar na água nos municípios de Pauini e Canutama”, explicou.
Foram enviadas cinco caixas contendo as doses e as seringas. De acordo com o comandante Fernando Fagundes, a aeronave saiu às 7h com destino ao município de Tapauá, seguindo para a cidade de Canutama, Humaitá e Pauini.
Sendo assim, as quantidades distribuídas e enviadas para os municípios do interior do Estado devem ser suficientes para o atendimento da população indígena aldeada maior de 18 anos e de 34% dos trabalhadores da saúde.
Em Nota Técnica enviada às coordenações estaduais, o Ministério da Saúde informa que, como a primeira remessa de vacinas não atenderá todo o público-alvo da primeira fase, a seleção de prioridades neste grupo é necessária. As recomendações definem, ainda, que devem ser garantidas as duas doses para os grupos em localizações mais remotas para que não haja qualquer prejuízo em caso de fim do estoque.
Tapauá: 2.400
Lista de doses enviadas aos municípios
Humaitá: 2.273
Canutama: 501