Em continuidade às ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no interior do Amazonas, ao longo de sexta-feira (05/02) e deste sábado (06/02), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Ministério da Saúde realizaram visita técnica em Lábrea e Humaitá. A ação teve como objetivo identificar as principais demandas dos municípios para que, num modelo de ação conjunta tripartite, os três níveis de esferas governamentais tracem estratégias de combate à doença nessas localidades.20:11 – 06/02/2021
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM
Ação em parceria com Governo Federal e municípios tem o objetivo de mapear principais demandas das cidades do interior
“Viemos fazer um diagnóstico da situação em termos de estruturas, RH, equipamentos, para ver numa ação conjunta, Estado, Ministério da Saúde e Município, como a gente pode atuar melhorando a qualidade de saúde da população”, esclareceu.
O secretário executivo de Assistência ao Interior da SES, Cassio Espírito Santo, disse que o objetivo dos governos é auxiliar os municípios na revisão dos planos de contingência, reorganização da rede de assistência para o novo momento de recrudescimento da Covid-19 e apoio nas ações de enfrentamento à doença, com suporte técnico, financeiro, de equipamentos e recursos humanos (RH), além do que for identificado como necessário nas visitas.
“Já vai chegar em Lábrea uma usina de oxigênio para ajudar a dar suporte aqui nas ações. Essa usina foi fruto de uma doação do projeto ‘Todos pela Saúde’, do grupo do Sírio-Libanês. Em nome da Secretaria de Estado de Saúde, eu gostaria de agradecer essa doação que vai dar suporte à unidade hospitalar de Lábrea e no futuro, a região toda aqui do Purus”, enfatizou.
A primeira cidade visitada pela equipe foi Lábrea, situada na calha do Purus e distante 702 quilômetros de Manaus, com a ida aos hospitais do município e, ainda, no Centro de Atendimento de Saúde e Acolhimento (Casa). Segundo Cassio Espírito Santo, uma miniusina para produção de oxigênio deverá entrar em funcionamento nos próximos dias para atender a demanda da localidade.
“A gente está trazendo coisas para melhorar a vida das pessoas aqui. Estamos trazendo uma usina geradora que foi fruto de uma emenda parlamentar, estamos trazendo um tomógrafo, e a gente quer implementar e melhorar cada vez mais. Saúde a gente só faz em parceria, então nesse momento a gente está junto, Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeitura municipal, todos unidos para que a população tenha cada vez melhor qualidade de saúde”, disse o secretário executivo de Assistência ao Interior da SES.
Suporte – Em Humaitá (a 590 quilômetros da capital amazonense) foram visitadas Unidades Básicas de Saúde, Unidade Sentinela de Combate à Covid, o Centro de Saúde de Humaitá II e o Hospital Regional Municipal. Como medida de atuação imediata, foram entregues para o município um novo tomógrafo e uma usina geradora, para ampliar a capacidade de atendimento.
Aporte financeiro – O Governo do Amazonas tem constantemente buscado formas para atender o interior do estado, no atual cenário da pandemia de Covid-19. Entre as medidas adotadas está a proposta de repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para dar suporte às ações de combate ao coronavírus no interior.