O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), vai auxiliar o município de Santo Antônio do Içá (a 880 km em linha reta de Manaus), que também sofre os efeitos da enchente que atinge o estado, a qual deverá ser considerada a maior dos últimos 100 anos.
A titular da Seas, Alessandra Campêlo, recebeu o prefeito de Santo Antônio do Içá, Walder Ribeiro da Costa, nesta quinta-feira (06/05), para discutir as principais demandas do município. De acordo com a secretária, a prioridade é garantir a segurança alimentar da população.
“A enchente já afetou a zona rural e agora começa a chegar na cidade. Vamos trabalhar para garantir a segurança alimentar da população e, juntamente à defesa civil do município, para auxiliar as pessoas sobre como proceder durante esse período de cheia”, disse.
O prefeito do município destacou a disponibilidade do governo em receber gestores dos municípios afetados pela enchente.
“A cheia afetou muitas cidades do interior e é bom saber que existe um governo e uma secretaria dispostos a receber as demandas desses locais. Minha vinda a Manaus foi para discutir principalmente as demandas da área social de Santo Antônio do Içá. Creio que essa união de esforços só tenha a agregar nesse momento”, afirmou.
Auxílio Estadual
O governador Wilson Lima lançou nesta quinta-feira (06/05), o Auxílio Estadual Enchente, benefício no valor de R$ 300 que será concedido para 100 mil famílias, em todo o estado, que tiverem suas moradias invadidas pela cheia dos rios. Desde fevereiro, o Governo do Amazonas está realizando a Operação Enchente, uma série de ações para minimizar o impacto da subida das águas dos rios.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Miguel Almeida/Seas