“Os cursos de formação de brigadistas, promovidos pela Sema, têm o objetivo principal de gerar apoiadores às equipes de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado. Nesta formação também incluímos temáticas de capacitação para que estes brigadistas prestem apoio ao Parque Sumaúma”, disse André Passos, gestor do local.
Há 15 minutos
Por Agência Amazonas
Brigadistas para reforçar combate às queimadas. Foto: Divulgação/Sema O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), formou 18 novos brigadistas florestais para atuar no combate às queimadas no município de Manaus. O curso iniciou na segunda-feira (13/09), com atividades realizadas no Parque Estadual Sumaúma, e se encerrou nesta sexta-feira (17/09), com a certificação da equipe.
Rodrigo Nogueira, que também é Agente Ambiental Voluntário (AVV) da Sema, é um destes novos brigadistas e compartilha sua experiência.
Os brigadistas formados no Parque Estadual Sumaúma também estão capacitados para desenvolver atividades de educação ambiental, assistência aos primeiros socorros, suporte nas ações de combate a queimadas em áreas de Manaus, e prestar apoio no resgate de vítimas perdidas nas trilhas do Parque. “Eu não sabia nada de primeiros socorros e agora eu já consigo ajudar outras pessoas”, disse Deise Dacio, uma das participantes do curso.
A formação teve carga horária total de 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. Os brigadistas participaram de módulos de introdução a incêndios florestais, técnicas e táticas de combate ao fogo, primeiros socorros, noções de orientação e sobrevivência, e aceiros e queimadas controladas.
“O curso nos ensina noções de sobrevivência e como proceder no meio da mata, dentro da floresta. Também nos ajuda a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas”, disse. “Minha visão tem mudado muito sobre esse trabalho que nos leva a preservar a vida de outras pessoas e saber como proceder em situações de sinistro”, acrescentou.