A força-tarefa foi uma determinação do governador Wilson Lima e envolve Sejusc e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Durante toda a terça-feira (28/09), foram realizadas reuniões com as partes envolvidas para acertar os últimos detalhes das medidas, que entram em vigor neste mês de outubro.
Há 50 minutos
Por Agência Amazonas
Plano inclui aumento no número de cédulas emitidas diariamente e agendamento on-line – FOTO: Raine Luiz/SejuscO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), criou um plano de ação para atender toda a demanda reprimida dos serviços nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), provocada pela pandemia da Covid-19. Entre as principais medidas estão o aumento na emissão de RGs, a realização de mutirões de cidadania na capital e no interior, e agendamento on-line.
“Esse plano foi um pedido do governador Wilson Lima e será executado o mais rápido possível, no intuito de resolver toda a demanda reprimida na emissão de RGs. Estive em contato com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, na busca por soluções efetivas, e uma delas será o aumento nos atendimentos diários nas unidades. Vamos também já na próxima semana reforçar o nosso efetivo, criando um call center para dar mais agilidade aos agendamentos por telefone. Além disso, vamos programar mutirões de cidadania em todo o Amazonas, para destacar ainda mais o serviço”, afirmou Mirtes.
De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, essas ações vão qualificar e agilizar os serviços oferecidos nos PACs.
A Sejusc ressalta ainda que o horário de funcionamento permanece o mesmo, das 8h às 14h, e os agendamentos podem ser feitos das 14h às 17h.
PAC Digital
Em relação aos atendimentos, mais uma mudança vai ser feita. Está em fase de testes um aplicativo para que todos os agendamentos sejam realizados on-line, propiciando mais conforto e agilidade na marcação dos serviços. A previsão é de que em até duas semanas, o PAC Digital já seja liberado ao público. No primeiro momento, será para a capital e depois estendido ao interior do Estado.
“Os PACs do Educandos e Alvorada vão ser os próximos a passar por essa reforma. Depois, de forma gradativa, vamos alcançar todas as novas unidades aqui da capital. Importante lembrar que o Governo do Estado já faz diversos estudos técnicos para a instalação das unidades de Pronto Atendimento no Interior em municípios estratégicos como Tefé e Humaitá”, destacou a gestora.
Modernização
Além do plano de ação, o Governo já trabalha com um projeto de modernização dos PACS na capital. O primeiro a passar pela revitalização é o PAC Compensa, que já deve ser entregue em outubro. Um cronograma já foi montado pela Sejusc para reforma das unidades.
Hoje o Estado conta com quatro unidades no interior, nos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru e Parintins.