No evento estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes para os produtores rurais, empreendedores, estudantes e entusiastas do setor primário no Amazonas. Os cursos são ministrados por técnicos da Sepror e iniciam neste sábado (02/10), a partir das 9h, com a palestra de Manejo de Lagos na Ilha da Paciência (Iranduba). No mesmo horário, ocorrerá a Oficina de Iniciação de Pesca Esportiva. No domingo (03/10), das 9h às 10h, ocorrerá a Oficina de Iniciação à Pesca Esportiva.
Há 43 minutos
Por Agência Amazonas
Serão três dias com o Sistema Sepror presente em estandes e cursos. Foto: Djalma Junior/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas unidades vinculadas (Idam, Adaf e Ads), participa da 1ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), que acontece de sexta-feira (1º/10) a domingo (03/10), com a organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).
“Isso é um sonho importante, as pessoas sentem falta dessa conectividade com a área rural. As famílias que estão visitando e vão visitar a Feira, vão ter a oportunidade de conhecer a introdução de novas tecnologias, são cursos práticos e em campo. O produtor precisa muito disso”, ressaltou Petrucio.
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressalta a importância da realização da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, que tem a finalidade de conectar o meio rural com o urbano, mostrando que é possível conciliar a produção de alimentos com sustentabilidade.
“Mais de 30 agricultores familiares de Rio Preto da Eva vieram participar dos cursos de capacitação. Sou produtor de sistema agroflorestal, na produção de culturas como: banana, rambutã, abacate, açaí e várias outras. Esse conhecimento de novas tecnologias que buscamos para baratear os custos ainda mais”, afirmou.
Serão três dias com o Sistema Sepror presente em estandes e cursos. Foto: Djalma Junior/SeprorCursos
De acordo com o agricultor familiar do município de Rio Preto da Eva, Valter Gonçalves, os cursos vão beneficiar os produtores rurais que vieram em busca de profissionalização e na intenção de agregar valor para a produção.
Serão três dias com o Sistema Sepror presente em estandes e cursos. Foto: Djalma Junior/SeprorAutorização Sanitária
Na ocasião, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado Amazonas (Adaf) entregou o certificado de autorização da 1ª Feira de Agronegócios, ao proprietário da Fazenda Santa Rosa, Edney Marque Ricardo. “A participação da Adaf em eventos desta proporção é de extrema importância, pois cabe à Adaf a autorização e a fiscalização dos eventos, verificando e avaliando as estruturas, visando garantir a sanidade e o bem-estar dos animais que participam dos eventos, até mesmo para orientar e esclarecer dúvidas dos criadores de animais de produção”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.
“Para entrar no evento, estamos cobrando 1 quilo de alimento não perecível, que serão destinados a várias entidades socioassistenciais de Iranduba e aos produtores rurais, que foram afetados pela cheia dos rios. Essa união é fundamental, entre a Fazenda Santa Rosa, Sebrae, Governo do Amazonas e a Prefeitura do Iranduba”, finalizou o proprietário da Fazenda Rosa, Edney Marques
Para ter acesso à programação da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, basta entregar nas redes sociais da Fazenda (Instagram e Facebook) ou acessar o site para mais informações: http://am.lojavirtualsebrae.com.br
Durante esses eventos, a Adaf é responsável por fiscalizar as aglomerações de animais, além de solicitar os requisitos sanitários gerais e específicos dos animais que participarão do evento, como testes para diagnósticos de doenças, vacinações, atestados sanitários e o controle da movimentação de animais.