Uma semana após visitar o Armando Mendes, na zona Leste de Manaus, e ouvir reclamações de moradores sobre alguns problemas no bairro, o Gabinete Móvel Itinerante, do vereador William Alemão (Cidadania), voltou ao local nesta quinta-feira (4/3), dessa vez, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior. A feira municipal foi o centro das atenções, por centralizar as principais reivindicações dos comunitários.Além de limpeza interna dos boxes, o complexo deverá receber serviços de manutenção no telhado e de correção no estacionamento.
A pequena caravana liderada pela van personalizada saiu bem cedo, por volta das 6h, com destino ao Armando Mendes, com a presença do próprio secretário dentro do carro.
“A gente começou na semana passada, o projeto do gabinete itinerante pelo Armando e Mendes e, uma das demandas foi naquela esquina do colégio onde se faz uma feira, do lado da feira. A dona Maria veio reclamar que estava há 20 anos lá e não tinha uma regulamentação. No interior da feira, outra pessoa reclamou da sujeira e das condições do banheiro feminino, com vazamento contínuo de água. Então, aproveitei a facilidade do acesso que o secretário Renato Júnior tem deixado nas redes sociais dele, para fazer o convite e ele topou”, destacou William Alemão.
Renato Júnior informou que os permissionários serão notificados para que cuidem das áreas onde trabalham, para oferecer, à população, um lugar mais limpo, agradável e com menos foco de proliferação da Covid-19.
Em relação às goteiras, que são grandes, o secretário adiantou que a Semacc irá fazer os reparos, o mais rápido possível.
“Quanto à limpeza e a organização dos boxes e trocas lâmpadas, fica sob responsabilidade dos permissionários”, frisou Renato Júnior.
Atualmente, Manaus possui 43 feiras e todas já foram higienizadas e sanitizadas pela prefeitura, no enfrentamento contra a Covid-19, segundo o titular da Semacc.
Novo presidente
Insatisfeitos com a atual administração da Feira Municipal do Armando Mendes, alguns permissionários aproveitaram as presenças de Alemão e do secretário para pedir que seja realizada nova eleição e, consequentemente, escolhido um outro (a) responsável pelo local.
“Nossa principal reivindicação é trocar o presidente da feira. Tem que haver uma reunião com o pessoal da secretaria e as outras pessoas para fazer a votação. O homem que está aí, não foi eleito, só ficou porque era vice do presidente, seu Eduardo, que até já morreu. Então, ele foi ficando, foi ficando…”, reclamou a feirante Maria Delzângela, 34, que trabalha desde os nove anos e assumiu a banca do pai há seis anos, por conta de um problema de saúde do mesmo.
William Alemão ressaltou que, tanto ele quanto a prefeitura não podem intervir nessa situação, porque a responsabilidade de escolha é dos próprios feirantes.
Estacionamento
Sobre a denúncia de que o estacionamento da feira estaria sendo utilizado de forma indevida, por pessoas que não estão indo comprar no local, Alemão disse que já tomou as providências, em comum acordo com Semacc.
“Já estamos providenciando o ofício, solicitado pelo próprio secretário, e o encaminharemos para a Semacc, no sentido de que a marcação das vagas seja feita na frente da feira, para evitar pelo menos que as pessoas estacionem de forma errada, peguem vagas a mais”, afirmou William Alemão.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria de comunicação do vereador
Fotos: – Assessoria de comunicação do vereador