Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS-RCP realiza captura e controle de morcegos hematófagos em Coari
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

FVS-RCP realiza captura e controle de morcegos hematófagos em Coari

03/08/2021
Controle Morcegos Coari 1
Compartilhar

A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas

Visita técnica para investigar ataques e realizar captura e controle de morcegos hematófagos. Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, de 2 a 11/08, uma visita técnica para investigar ataques e realizar captura e controle de morcegos hematófagos em comunidades rurais de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). Foram registrados 20 casos de ataques por morcegos hematófagos, na comunidade, durante as últimas semanas.

Alerta de ataques

A FVS-RCP recebeu o alerta sobre os ataques dos morcegos hematófagos por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf/AM) e, juntamente com a Semsa/Coari, realizou o planejamento para a captura dos animais e suporte às pessoas que sofreram os ataques.

A ação é coordenada pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP (GZ/DVA/FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Coari (Semsa/Coari). O objetivo é agir no controle populacional da espécie.

A responsável pela GZ/DVA/FVS-RCP, Ana Cristina Campos, explica que os técnicos realizam o controle dos animais a partir da aplicação de uma pasta vampiricida. “Após o morcego hematófago ser capturado, é feita a aplicação de uma pasta anticoagulante no dorso do animal. Esse morcego será devolvido ao ambiente natural para interagir com outros que terão contato com a pasta e morrer”, esclarece Ana Cristina.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destaca que a visita tem o intuito de controlar a ocorrência de ataques por morcegos hematófagos o mais rápido possível, para evitar danos à saúde pública no município. “Essa espécie de morcego oferece um grande risco à saúde humana, por isso é essencial que seja feito o controle seletivo dos morcegos associados às agressões nas localidades, para evitar mais ataques e óbitos por raiva”, reforça Cristiano.

Municípios

Os municípios do Amazonas que mais notificaram ataques por morcegos no período de janeiro e julho deste ano foram: Manaus (10), Humaitá (8), São Gabriel da Cachoeira (6), Carauari (2), Coari (2), Urucará (2), Atalaia do Norte (1), Benjamin Constant (1), Fonte Boa (1) e Maués (1).

Dados sobre ataques

De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 108 casos registrados, representando uma redução de 65%.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui o controle da população de morcegos hematófagos, realizado pela Gerência de Zoonoses. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.  Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Carauari, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Manaus, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Urucará
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus