Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Fórum de Secretários da Amazônia Legal discute mercado de carbono e pautas pré-COP26, em Belém
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Fórum de Secretários da Amazônia Legal discute mercado de carbono e pautas pré-COP26, em Belém

20/10/2021
Compartilhar

FOTOS: Divulgação/SemaO Fórum de Secretários da Amazônia Legal – que integra a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) – esteve reunido, nesta quarta-feira (20/10), em Belém, no estado do Pará. A principal pauta do encontro foi sobre os próximos passos que serão adotados pelos estados para adquirir financiamento pela redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio de projetos de REDD+.
Há 56 minutos
Por Agência Amazonas

Secretários do Meio Ambiente da Amazônia discutiram estratégias para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE)

O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que também preside o Fórum, falou sobre a importância da aplicação dos estados à Coalizão Leaf. “A iniciativa vai colocar a Amazônia em uma rota de financiamento, a partir do crédito de carbono e dos esforços que os estados vão fazer para reduzir suas emissões”, explicou.

No início do mês, o Amazonas e outros sete estados da Amazônia Legal receberam a confirmação de aptidão para integrar a Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal (Leaf), coordenada pela Emergent, entidade norte-americana sem fins lucrativos. Trata-se de coalizão global voluntária que reúne empresas e governos para fornecer financiamento para a conservação de florestas tropicais e subtropicais de acordo com a escala do desafio da mudança climática.

Durante o encontro, o GCF também debateu sobre a participação dos estados na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, onde os primeiros acordos e negociações de crédito de carbono devem acontecer, no mês de novembro, em Glasgow, na Escócia.

De acordo com o secretário, as transações comerciais, a partir do Leaf, vão ajudar a financiar a economia verde, por meio de novas matrizes produtivas nos estados e, também, serão componentes para a implementação de projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que beneficiará diretamente as comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas em toda a Amazônia.

O plano foi construído por meio de reuniões regionais, em que cada país membro do GCF registrou suas visões e perspectivas, com base nas suas particularidades, a fim de construir um Plano Global de soluções inovadoras para as florestas, a sociedade e a economia verde.

Manaus Action Plan – Um dos principais componentes das estratégias de atuação do GCF é o Manaus Action Plan, um documento norteador de nível global, que irá nortear políticas públicas adequadas para a conservação das florestas, para a redução dos impactos das mudanças climáticas na qualidade de vida das populações tradicionais e na redução da pobreza nessas áreas.

O GCF também fará uma mesa redonda para tratar sobre os elementos chave para a construção de uma agenda coletiva de bioeconomia. A discussão terá apresentações sobre o Plano Amazônia Agora, o Fundo Amazônia Oriental, as perspectivas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid), e ainda a apresentação de estudos sobre cadeias de calor e perspectivas do setor privado.

Próximas pautas – Na quinta-feira (21/10), o comitê se reúne para compartilhar visões para bioeconomia e mercado de carbono de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Jason Gray, chefe do Programa Cap-and-Trade, do California Air Resources Board, irá dividir com os secretários e governadores sua experiência nos esforços para descarbonização no Estado da Califórnia, Estados Unidos.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Manaus, Meio Ambiente, mudanças climáticas
Redação Informe Manaus 20/10/2021 20/10/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus