Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Festival Cultural inclui visita de professores da rede estadual ao Palacete Provincial e Centro Cultural Palácio Rio Negro
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CulturaManchete

Festival Cultural inclui visita de professores da rede estadual ao Palacete Provincial e Centro Cultural Palácio Rio Negro

16/11/2021
Compartilhar

Os professores da REDE pública estadual são contemplados com visitas, até o dia 30 de novembro, ao Palacete Provincial e o Centro Cultural Palácio Rio Negro, ambos localizados no centro da capital. A programação integra o 1º Festival Cultural da educação, que tem como principal objetivo valorizar os docentes e, ainda, o cenário cultural do Amazonas.

O festival foi lançado pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de novembro, durante evento no Teatro Amazonas. Além dos museus, os professores podem escolher entre apresentações de dança, música, cinema e passeio turístico por Manaus. As inscrições devem ser feitas no site www.educacao.am.gov.br. Cada professor tem direito a um acompanhante.

O 1º Festival Cultural da educação é uma idealização da Secretaria de Estado de educação e Desporto, com apoio da Secretaria de Estado Cultura e economia criativa e da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur).

Centro Cultural Palácio Rio Negro

Construído em 1903, foi arquitetado para ser residência particular de um abastado comerciante da borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. É um dos prédios mais emblemáticos desse período que marcou a economia do estado.

O local funcionou como Sede do Governo e, em 3 de outubro de 1980, foi tombado como patrimônio histórico e Artístico do Estado do Amazonas. Ao longo dos anos foi reformado, restaurado e adaptado e, em virtude de sua beleza arquitetônica e relevância histórica, foi transformado em Centro Cultural.

O Centro Cultural Palácio Rio Negro conta com salões para recitais, exposições, lançamento de livros e diversas atividades culturais. Mantém, ainda, um gabinete de despachos para o governador e a agenda aberta para atos oficiais, quando necessário.

Palacete Provincial

Atualmente abriga cinco museus de diferentes linguagens: museu de Arqueologia, museu da Imagem e do Som (Misam), museu de Numismática do Amazonas, museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado.

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. A Praça da polícia, em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.

A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais. O museu de Numismática conta com um acervo de 8 mil moedas. O da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local. O museu Tiradentes homenageia os bombeiros e a polícia do Estado, com armas e fardas em exposição. E o museu de Arqueologia reproduz escavações e artefatos descobertos na região.

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Michael Dantas / Cultura

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Militar
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus